O Curso de Prática Baseada em Evidências: percurso e estratégias para integrar o conhecimento científico na tomada de decisão clínica (PBE), promovido pelo GP-PEFAS, com apoio do PPGEnf/UFSM, teve sua primeira edição em 2017. Considera que, em virtude da quantidade crescente de informações e de sua complexidade na área da saúde, é necessário desenvolver estratégias no contexto da atenção à saúde das pessoas, famílias e sociedade, de modo eficaz, eficiente, efetivo e seguro, portanto, uma prática baseada em evidências.

Ementa: O curso aborda as habilidades necessárias aos profissionais de saúde para cumprir as etapas de um estudo de revisão. Reconhece a busca pela evidência científica como possibilidade de tomar decisão na prática assistencial, minimizando a utilização de dados tácitos. Pressupõe aliar as evidências à experiência profissional e adequá-las a situação clínica e contexto organizacional. Aponta a PBE como referencial reconhecido para articular pesquisa e atenção à saúde.

Objetivo geral: Reconhecer a busca pela evidência científica como possibilidade de tomar decisão na prática assistencial em saúde, minimizando a utilização de dados tácitos.

Objetivos Específicos:

  1. Diferenciar as características dos delineamentos de estudos de revisão;
  2. Identificar as etapas de planejamento, execução e divulgação de um estudo de revisão;
  3. Conhecer estratégias para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a PBE.

Público-alvo: Estudantes de Graduação e/ou Pós-Graduação na área da Saúde; Docentes de Graduação e/ou Pós-Graduação na área da Saúde; Profissionais da Saúde e/ou Gestores de Serviços de Saúde.

Conteúdo programático:

Conceito de prática baseada em evidências;

Movimento histórico da PBE na Saúde e sua aplicabilidade;

Delineamentos de estudos de revisão e suas características;

Etapas do estudo de revisão – percurso e estratégias diante de facilitadores e barreiras;

Planejamento da PBE – do questionamento de sua prática na área da Saúde à construção do plano como critério de qualidade;

Execução da revisão – do acesso as informações à síntese das evidências

Divulgação das evidências – possibilidades para a tomada de decisão.

O curso é desenvolvido por meio de discussões teórico/práticas. A teoria é contempla a apresentação de estudos de caso para proporcionar discussões e reflexões acerca da temática. A parte prática é desenvolvida em laboratório de informática.

Ministrado por Cristiane Cardoso de Paula e Stela Maris de Mello Padoin.

Informações: 

Edições

II PBE

I PBE