No dia 23 de novembro ocorreu no auditório do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o Seminário Pela Paz em Casa: Tecendo Redes no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Este seminário constituiu o IX Seminário integração da pesquisa com a prática (SIPP) do Grupo de Pesquisa Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.

O seminário possibilitou refletir e debater acerca da temática da violência contra as mulheres e da rede de atenção no município de Santa Maria – RS a partir da apresentação de dados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas no município; bem como discutir as possibilidades de (re) construção, qualificação e comunicação no que tange à rede de atenção, a partir da retomada do fluxograma de atendimento às mulheres em situação de violência e do instrumento de comunicação entre os serviços.

Estiveram presentes alunos e pesquisadores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da UFSM; representantes do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública; Secretaria de Município da Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Social; Grupo de Trabalho Integrado no Enfrentamento às Violências de Santa Maria e Equipe de Matriciamento em Violência Sexual do Hospital Universitário de Santa Maria; e 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O evento teve ainda a participação de Gelton Quadros com a peça teatral: Desculpa, mas eu não pertenço a esse mundo.

O seminário foi realizado em parceria do Colégio Politécnico da UFSM com o Centro de Ciências da Saúde, representado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM e pelo Grupo de Pesquisa Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade e Grupo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) da UFSM. O coffee break foi promovido pelo grupo incubado na Incubadora Social da UFSM, Marias Bonitas. O patrocínio foi da Cooperativa do Colégio Politécnico (CESPOL).