Portal do Governo Brasileiro

LAPAM promove nova palestra técnica sobre tecnologias aplicadas na obtenção de produtos com alto valor agregado a partir da reciclagem de polímeros

O Laboratório de Processos Ambientais (LAPAM), ligado ao Departamento de Engenharia Química, promove evento no dia 14 de setembro de 2017 para a divulgação dos resultados obtidos na execução do projeto “Obtenção de produtos com alto valor agregado a partir da reciclagem de resíduos poliméricos”. Este projeto foi aprovado em 2013 através de edital de incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS). 

O objetivo do evento é apresentar as diferentes tecnologias desenvolvidas para a obtenção de ceras e combustíveis alternativos utilizando embalagens poliméricas (pós-consumo) através da pirólise. Além disso, a importância do projeto é qualificar as associações selecionadores de materiais recicláveis na identificação e seleção dos plásticos, reduzir os impactos ambientais, desenvolver novos produtos a partir de outros resíduos sólidos e aplicar estas diferentes tecnologias em outros processos industriais. 

O evento será realizado na Sala 355 (Anexo A) localizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria e tem como público alvo empresas, pesquisadores, estudantes e start-ups que atuam no tratamento e valorização de resíduos sólidos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..