Portal do Governo Brasileiro

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Perspectiva

O Perspectiva – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFSM trata-se de um projeto de extensão fundamentada na prática do processo projetual, que visa contribuir para a formação profissional do estudante, buscando não somente o complemento na aprendizagem, mas também o compromisso com a realidade sociocultural brasileira, ao ampliar a participação de estudantes universitários e cidadãos na transformação da realidade e do espaço em que vivemos.

O desenvolvimento dos projetos do EMAU vem ao encontro da questão do direito à cidade, bem como para reforçar o sentimento de preservação, partindo-se do pressuposto da utilização das ações como meio para a educação patrimonial, a conscientização, a valorização e para gerar impacto positivo na comunidade local, mostrando-se eficazes para a construção de uma abordagem mais ampla sobre a temática e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes no cenário da construção das cidades.

Ao trabalhar com demandas complexas, constituídas por problemas arquitetônicos, socioculturais e econômicos, o EMAU ilustra essa estrutura e a valida, uma vez que age a partir dos estudantes conjuntamente com comunidades e não para elas, colocando-as também como atores da sua situação, não espectadores. Dessa forma, a ação do EMAU nas comunidades não se propõe a realização de propostas prontas e acabadas, mas trabalha com a possibilidade de uma ação compartilhada e flexível, onde a arquitetura é vivida enquanto processo. Um processo de troca entre as partes, em que universidade e sociedade troquem conhecimento de maneira horizontal, sendo todos beneficiados com as ações.

 

Acesse e acompanhe a página do Perspectiva - Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) clicando aqui.