Portal do Governo Brasileiro

CERNE - Workshop de Nivelamento Cerne e Curso de Implantação Cerne 1

Notícia publicada no site antigo em 29/04/2014.

A realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2014, no Auditório da CIENTEC em Porto Alegre - RS, o Workshop de Nivelamento tem como foco fixar conceitos e explicar a metodologia de implantação dos níveis de maturidade Cerne, bem como os requisitos para obtenção e manutenção do credenciamento. Entre os conteúdos a serem abordados, estão o vocabulário relacionado ao modelo, os princípios e a estrutura do Cerne, as práticas e processos-chave, as etapas do credenciamento, a autoavaliação e as ferramentas disponíveis.
Já o Curso de Implantação do Cerne 1, a realizar-se no mesmo período, tem o objetivo de capacitar participantes na concepção, implantação e operação de sistemas de incubação, de forma a possibilitar a geração sistemática de inovações. Dividido em quatro módulos, o Curso aborda conteúdos diversos, que vão desde a seleção de empreendimentos inovadores até a sustentabilidade das incubadoras.

Data: 28, 29 e 30 de maio de 2014
Local: Auditório da CIENTEC – Rua Washington Luiz, 675 – Porto Alegre – RS
Horário: das 8h as 12h e das 13h30min as 17h30min
Carga Horária: 24 horas-aula
Vagas: 40
Inscrições: enviar a Ficha de Inscrição para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (disponível em anprotec.org.br)
Investimento: Associados da Reginp = R$ 600,00 por participante
Não-associados da Reginp = R$ 1.000,00 por participante

Conteúdo Programático:

Workshop de Nivelamento Cerne - Abordagem objetiva do Termo de Referência. Serão apresentados de forma sucinta e prática os processos-chave e práticas-chave de todos os níveis de maturidade do modelo CERNE.
Curso de Implantação Cerne 1 - Abordagem objetiva do Termo de Referência. Serão apresentados de forma sucinta e prática os processos-chave e práticas-chave de todos os níveis de maturidade do modelo CERNE.
Módulo I – Selecionando Empreendimentos Inovadores
Sensibilização sobre empreendedorismo e inovação, prospecção de ideias inovadoras, qualificação de potenciais empreendedores, plano de negócios para apresentação de propostas de empreendimentos, avaliação e seleção de empreendimentos inovadores, aspectos jurídicos relacionados ao ingresso dos empreendimentos na incubadora.
Módulo II – Agregando Valor aos Empreendimentos
Planejamento de empreendimentos inovadores, nas vertentes empreendedor, tecnologia, mercado, capital e gestão; qualificação dos empreenderes, nas vertentes de desenvolvimento pessoal, tecnologia, mercado, capital e gestão; assessoria e consultoria para inovação, nas vertentes empreendedor, tecnologia, mercado, capital e gestão;
Módulo III – Acompanhamento, Orientação e Avaliação dos Empreendimentos
Monitoramento do empreendedor, monitoramento da tecnologia, monitoramento financeiro, monitoramento do mercado, monitoramento da gestão; graduação de empreendimentos; projetos conjuntos entre incubadoras e graduados.
Módulo IV – Gerenciamento Básico
Gestão financeira, sustentabilidade da incubadora, estrutura organizacional da incubadora, sistema de comunicação e marketing, gestão da estrutura física e tecnológica; apoio à gestão.
Obs 1: turma somente para multiplicadores, não é para consultores.
Obs 2: recomenda-se que os participantes levem notebook para poderem acessar as apresentações.