Portal do Governo Brasileiro

Conheça a Cervejaria Boca do Monte!

P: Como a empresa surgiu? Qual era o produto/serviço principal, ele permanece ou seguiram outra ideia?  Como os sócios se uniram? 

R: “A Nano Cervejaria Boca do Monte é a consolidação de um desejo que surgiu ainda em 2012 quando os componentes, seis estudantes do ensino médio, tiveram a ideia de fazer cerveja, inicialmente, achando que seria legal fazer a própria cerveja, conversaram sobre o assunto, pensaram em como fazer, mas faltava experiência, dinheiro e fornecedores.  Contando com a ajuda de alguns mentores que auxiliaram e apoiaram o projeto, no final de 2013, iniciaram o planejamento para a fabricação de lotes experimentais, pesquisaram fornecedores, oportunidades, entre outras informações. Ao concluir o plano de negócios e o planejamento estratégico, deu-se o inicio as atividades para a confecção do primeiro lote experimental, desde então percebeu-se a importância de firmar parcerias estratégicas tais como as que ocorrem atualmente com a UFSM, ITSM, entre outros parceiros. Em janeiro de 2014 iniciaram-se as primeiras brassagens (cozimentos) em série. Muitos erros, acertos, aprendizado e evolução. Atualmente estamos planejando o aumento da capacidade e frequência dos cozimentos e realizando testes utilizando-se sucos e outras especiarias em um equipamento que está sendo desenvolvido por nós mesmos. E em 2015 entramos para a ITSM.”



P:  Qual o propósito de entrarem na Incubadora e quais foram os primeiros obstáculos?

R: “Conforme escrito anteriormente, o que iniciou como um desejo tornou-se algo mais sério. Foi necessário iniciar o procedimento de formalização do empreendimento e para tanto um local adequado (com infraestrutura, conexão com a pesquisa, ambiente para troca de experiências, apoio a gestão) torna-se imprescindível. 
Em relação aos obstáculos, poderemos citar o desafio de tirar as ideias da cabeça para transforma-las em planos e ações no papel.”



P: Quais foram as conquistas recentes?

R: “Fomos finalistas premiados do Perfil Empreendedor 2014 e então em 2015:
a. Entramos para a ITSM no edital de 2015;
b. Ficamos classificados na categoria prata no concurso nacional de cervejas artesanais - 2015;
c. Participamos do concurso estadual 2015, a pontuação classificatória ainda não foi divulgada;
d. Contratamos serviço SEBRAETEC para adequação e aplicação da marca;
e. Estamos desenvolvendo 7 receitas com o apoio de alguns laboratórios de pesquisa da UFSM, inclusive em 2015 um dos integrantes foi bolsas de Iniciação Científica de um destes laboratórios;
f. Estamos desenvolvendo um equipamento alternativo para servir a cerveja a partir de barril, está na fase de protótipo;
g. Entre outras”



P: De quanto foi o crescimento da empresa?  

R: “Como não estamos vendendo nossos produtos em pontos comerciais pois depende do licenciamento não foi possível registrar o faturamento formal da empresa. Todavia, já investimos muito tempo e dinheiro nas salas 12 e 14, dentre alguns itens:
a. Reforma das duas salas, com colocação de azulejo e piso branco (adequação sanitária);
b. Aquisição de novos equipamentos (queimadores, barril, insumos para desenvolver nosso equipamento, entre outros);
c. Identificação da marca nas portas das salas;
d. Banner externo com o detalhamento do nosso projeto de pesquisa - afinal estamos em uma incubadora tecnológica;
e. Entre outros”



P: Quais são os objetivos para o futuro?

R: “Desejamos concluir:
a. A obtenção das licenças para a comercialização dos nossos produtos (MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento);
b. Finalização dos testes e comercialização de nosso equipamento;
c. Finalização dos testes e comercialização de nossos produtos;
d. Fazer uma festa de comemoração na ITSM com a nossa cerveja e trocar experiências com os outros empreendedores.”