II SIGATEC – é uma atividade de extensão promovida pelo Projeto Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância, em parceria com o Laboratório de Línguas da UFSM e o GrPesq “ Núcleo de Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância” (NuPEAD). O evento tem como objetivo geral proporcionar momentos de reflexão sobre a importância do uso de jogos online e tecnologias digitais na educação, considerando o impacto evolutivo da sociedade contemporânea. Para atingir essa meta, o evento tem como objetivos específicos:

 

a) fomentar a discussão sobre o uso de jogos online e tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em contexto educacional;
b) compartilhar experiências de elaboração de material didático digital, desenvolvimento de jogos sérios e educativos;
c) discutir sobre design e princípios de aprendizagem e jogabilidade em jogos educativos;
d) debater sobre tecnologias digitais para o desenvolvimento de jogos online, materiais didáticos e mundos imersivos;
e) promover discussão sobre os multiletramentos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias, mais especificamente na promoção de letramentos visual, multimodal e digital nas práticas de ensino de línguas;
f) compartilhar práticas desenvolvidas e aplicadas em contexto educacional.