Suzana Cristina dos Reis

Coordenadora do Projeto LabEOn e professora adjunto do Curso de Letras da UFSM. Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Unversidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista no Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas mediado por computador, ensino a distância, ensino de leitura em lingua inglesa, educação a distância. Tem desenvolvido pesquisas sobre games online,letramento digital, formação (continuada) de professores para o contexto digital, Elaboração de material didático digital e EAD.

 

Artigos Publicados

 

REIS, S.C. Pesquisas sobre Ensino de Inglês mediado por computador: identificando concepções de linguagem nessa área de investigação, 2010 (para UFPA). [Link]

REIS, S.C. As fases de Pesquisas sobre CALL no Brasil: identificando o estado da arte, 2010. [Link]

REIS, S. C. Análise de Gêneros em Publicações da área de CALL: O que pesquisadores têm pesquisado nessa área?.In: V SIGET, 2009, Caxias. Anais do V Siget, 2009. [Link]

REIS, S. C. As tendências teóricas em estudos de CALL no Brasil: identificando o estado da arte. In: VIII Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. Anais do VIII Celsul. Poa, 2008. [Link]

REIS, S. C. ; MOREIRA, T.M. ; TURA, D.L. . O uso de blogs na aprendizagem da língua inglesa: uma experiência na escola pública. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2008. [Link]

REIS, S. C. ; MOREIRA, T.M. ; TURA, D.L. . Um projeto construído colaborativamente entre participantes de uma Comunidade Virtual. Revista Querubim, v. 2, p. 179-185, 2008.[Link]

ROTH, Désirée Motta ; REIS, S. C. ; MARSCHALL, Débora . O gênero página pessoal e o ensino de produção textual em inglês. In: Júlio Cesar de Araújo. (Org.). Internet e Ensino. 1 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. [Link]

REIS, S. C. . O bate-papo educacional:um gênero potencial para práticas sociais e atividades pedagógicas a distância. Linguagens & Cidadania, v. 6, p. 1-16, 2006. [Link]

REIS, S. C. ; SILVA, Valdir . Diferenças e semelhanças entre os padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas: Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte – MG, v. 1, p. 213-236, 2005. [Link]

REIS, S. C. ; ROTH, Désirée Motta ; MARSCHALL, Débora . Aprender Inglês para a comunicação: a construção da Home Page Pessoal na www. Calidoscópio (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 39-52, 2005. [Link]

 

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

 

ROTH, Desiree Motta ; TICKS, Luciane ; HENDGES, Graciela ; NASCIMENTO, R. ; REIS, Susana Cristina ; FUZER, C. ; CABRAL, S. S. ; MARCUZO, Patricia . XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. 2015. (Congresso).

REIS, S. C.; BILIAO, M. ; MATTIELLO, L. . II Ciclo de Debates sobre produção de materiais didáticos para o ensino a distância. 2014. (Outro).

REIS, S.C. dos; OLIVEIRA, A.M. ; SCHAF, F.M. ; GOMES, A. F. ; LINCK, A.J. ; COCCO, C. ; CECCHIN, A. S. ; Neves, Alberto ; ANSCHAU, M. L. ; MATTIELLO, L. ; LEONARDI, P. F. ; Benetti, L. ; PEREIRA, R. . 1º SIGATEC – Simpósio Internacional sobre Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação. 2014. (Congresso).

ROTH, Desiree Motta ; FUZER, C. ; CABRAL, S. S. ; NASCIMENTO, R. ; HENDGES, Graciela ; TiCKS, L. ; MARCUZO, Patricia ; REIS, S. C. . III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual. 2014. (Outro).

REIS, S. C.; GOMES, A. F. ; CECCHIN, A. S. ; MATTIELLO, L. . I Ciclo de Debates sobre produção de materiais didáticos para o ensino a distância. 2013. (Outro).

FIALHO, V. R. ; Fontana, M.V.L. ; LEFFA, V. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; REIS, S. C. ; GOMES, A. F. ; Costa, A.R ; Beviláqua, A.F. ; Santos, L.H. . II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2012. (Outro).

FIALHO, V. R. ; Fontana, M.V.L. ; REIS, S. C. ; Costa, A.R ; GOMES, A. F. ; CULAU, J.I. . I Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais. 2012. (Outro).

KROETZ, C.E.S. ; REIS, S. C. . II Mostra Técnica do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto. 2010. (Outro).

REIS, S. C.; Garcia Vieira, A.N. ; ROTH, Désirée Motta . 1º Seminário de Trabalhos em Andamentos – GRPesq. 2008. (Outro).

ROTH, Desirée Motta ; TICKS, Luciane ; REIS, S. C. ; NASCIMENTO, R. G. ; HENGDES, G. R. ; MARCUZZO, Patrícia . III Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados “Linguagem, Cultura e Sociedade”. 2007. (Outro).

REIS, S. C.. Seminário sobre Linguagem e Tecnologias. 2006. (Outro).

REIS, S. C.; ROTH, Desirée Motta ; BITTERNCOURT, Ana M ; HAMILTON ; TICKS, Luciane ; MARCUZO, Patricia . III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2005. (Congresso).

REIS, S. C.. IX SETA – Seminário de Teses em Andamento. 2003. (Congresso).

REIS, S. C.; ROTH, Désirée Motta ; BATHELT, R. ; BOCCA, E. ; SIQUEIRA, Fernanda Oliveira ; KURTZ, Fabiana Diniz . I Jornada Aberta de Educação a Distancia na UFSM. 2000. (Outro).

 

Dissertação

REIS, S.C. A intervenção pedagógica do professor em contextos diferenciados: a oferta de andaimes na aula de inglês presencial e a distância. Mestrado em Línguistica Aplicada.Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, UNICAMP, Campinas, SP, 2004. [Link]

 

Tese

REIS, S.C. Do Discurso à Prática: Textualização de pesquisas sobre o Ensino de Inglês mediado por Computador. Tese. Doutorado em Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010. [Link]


 

Orientações

 

Orientação de Mestrado

 

Anderson José Linck. Desenvolvimento de Material didático digital no Moodle: e-3D na perspectiva sistêmico-funcional. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologias em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Michele Schwertner. Desenvolvimento de Materiais Didáticos Digitais para um Curso de Formação Continuada a Distância na Perspectiva Sociosemiótica. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Tecnologias Ed. em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Lilian Cervo Benetti. Desafios Linguisticos e atividades gamificadas na plataforma Moodle: uma abordagem de sala de aula invertida. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Tecnologias Ed. em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Eliezer Xisto da Silva Schmitz. Sala de Aula Invertida: um estudo de caso no ensino presencial superior. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologias em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Franciele Knebel Centenaro. Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de Línguas Inglesa por meio de Jogos Educativos Digitais. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Tecnologias Ed. em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Adilson Fernandes Gomes. MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL E GAMIFICATION: CONEXÕES EM UM CURSO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL A DISTÂNCIA. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Tecnologias Ed. em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

 

Trabalho de conclusão de curso de graduação

 

José de Souza Machado. Teaching writing online in a genre pedagogy perspective: focus on developing multiliteracies. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Inglês) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Athos Cerezer Kolberg. Teaching EFL to Undergraduate Students by using the Flipped Learning approach. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Inglês) – Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

 

Iniciação científica

 

Alana Ocha Rocha. English Online 3D: gamificação do ensino de língua inglesa na modalidade a distância. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras – Inglês) – Universidade Federal de Santa Maria, PROLICEN. (Orientador).

Igor da Costa de Lima. English Online 3D: gamificação do ensino de língua inglesa na modalidade a distância. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras – Inglês) – Universidade Federal de Santa Maria, FIPE. (Orientador).