Revista Linguagens & Cidadania SOBRE A REVISTA LINGUAGENS & CIDADANIA

Linguagens & Cidadania é uma revista nacional empenhada em explorar a formação inicial e permanente de professores. Esta preocupação tem crescido recentemente, a ponto de — para citar um exemplo entre outros — o Documento Básico do Padrão Referencial de Currículo do Rio Grande do Sul, datado de 1996, já alertar que o documento final "deverá ser (...) uma referência necessária para as propostas de formação inicial e continuada do professor;" (p. 25, grifo nosso).

Subjacente a este empenho está o compromisso com a tarefa da transformação educativa, que incide nas práticas, nos entendimentos dos agentes, dos valores e mesmo nas estruturas educacionais. Não há maior razão para investigar e refletir sobre a prática educativa do que a promoção de melhoras nesta última, acompanhadas de uma melhor compreensão dos agentes acerca do processo pedagógico e das situações concretas em que o mesmo se desenvolve.

A universidade pode ser encarada como uma instituição de vanguarda na missão de colaborar na resolução de problemas sociais prementes e formular projetos de (re)construção de uma sociedade comprometida com o legítimo exercício da cidadania. Este papel, porém, somente poderá se concretizar na medida em que a universidade estiver aberta às questões do contexto em que estiver inserida ¾ e esta é uma via de mão dupla. Daí a necessidade de contemplar, na perspectiva formadora, o ensino; na transformadora, a pesquisa; e, na integradora, a extensão.

 
sumário de artigos
 
Edição 01 - Janeiro/Junho 1999
Edição 02 - Julho/Dezembro 1999
Edição 03 - Janeiro/Junho 2000
Edição 04 - Julho/Dezembro 2000
Edição 05 - Janeiro/Junho 2001
Edição 06 - Julho/Dezembro 2001
Edição 07 - Janeiro/Junho 2002
Edição 08 - Julho/Dezembro 2002
Edição 09 - Janeiro/Junho 2003
Edição 10 - Julho/Dezembro 2003
Edição 11 - Janeiro/Junho 2004
Edição 12 - Julho/Dezembro 2004
Edição 13 - Janeiro/Junho 2005
Edição 14 - Julho/Dezembro 2005