Histórico do Curso - letrasbacharelado

   Histórico do Curso de Bacharelado em Letras

         Com o processo de expansão do ensino superior, promovido pelo governo federal, a Universidade Federal de Santa Maria aderiu ao REUNI, criando, em seu âmbito, no ano de 2009, o Curso de Bacharelado em Letras, que se propõe a oferecer condições para novos nichos e novos enfoques de atuação para o profissional de Língua Portuguesa. A ideia de criar o Bacharelado em Letras surgiu a partir da observação dos docentes de que, ao longo dos anos, boa parte dos egressos da licenciatura se encaminhava para os estudos de pós-graduação e não para o ensino fundamental e médio, objetivo primordial das licenciaturas. Além disso, observaram a crescente oferta de novas possibilidades de emprego para o profissional da Língua Portuguesa, que pode se dedicar à elaboração, à revisão e à editoração de textos, podendo atuar de forma autônoma ou como consultor em empresas, dado o avanço substancial da informatização no mercado de trabalho e da complexidade das relações sociais.  

        A estrutura curricular do Bacharelado em Letras respeita as Diretrizes Curriculares Nacionais, oferecendo as disciplinas obrigatórias do curso em oito semestres letivos, totalizando 2.475 horas. As Atividades Complementares de Graduação somam 200 horas, e as Disciplinas Complementares de Graduação, que completam a carga-horária total do curso, totalizam 450 horas. O egresso do Bacharelado em Letras oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria estará capacitado para atuar como crítico literário, como revisor de textos ou como assessor em uma infinidade de atividades culturais, bem como atuar no ensino superior, após concluído os seus estudos de pós-graduação.

       A primeira coordenadora do curso de Bacharelado em Letras foi a Profa. Dra. Maria Eulália Tomasi Albuquerque, no período de 2009 a 2011. Após isso, assumiu a coordenação a Profa. Dra. Tatiana Keller, que encerrou sua gestão em 2013. No período de 2013 a 2016, o curso foi coordenado pela Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto. Atualmente, a coordenação do curso é exercida pela Profa. Dra. Rosaura Maria Albuquerque Leão.