Mural

 

Horário de expediente externo

Manhã: segunda-feira à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min.

Tarde: segunda-feira à sexta-feira, das 13h30min às 16h30min.

Noite: segunda-feira à quinta-feira, das 18h30min às 20h30min.

 

Lembretes

 

Matrícula e ajustes de matrícula de alunos regulares

Durante os períodos de matrícula (via Portal do Aluno) e ajuste de matrícula (via Portal do Aluno e presencialmente) que acontecem semestralmente para a renovação do vínculo, o acadêmico deve observar o disposto nas Normativas Gerais de Matrícula da UFSM, publicados no Guia do Estudante, além dos prazos estipulados no Calendário Acadêmico do ano vigente. O controle do cumprimento de pré-requisitos para a matrícula e a conferência quanto ao saldo final de disciplinas solicitadas e confirmadas é de responsabilidade do próprio acadêmico. Além disso, durante o referido período, a frequência nas aulas e atividades de qualquer disciplina em que o acadêmico não está matriculado é considerada sem efeito.

Matrícula e ajuste de matrícula - Carga horária mínima e máxima requerível por semestre

Durante o período de matrícula (via Portal do Aluno) e ajustes de matrícula (via Portal do Aluno e presencialmente), deve-se ter especial atenção quanto à carga horária mínima e máxima requerível por semestre, prevista no respectivo Projeto Político-Pedagógico do Curso. Matrículas com carga horária inferior ao mínimo e ao máximo determinado na estrutura curricular do Curso ficarão sujeitas ao disposto nas Normativas Gerais de Matrícula da UFSM, em particular nos Artigos n. 10, 11, 20 e 22. As Normativas Gerais de Matrícula da UFSM estão disponíveis no Guia do Estudante da UFSM.

Matrícula extracurricular

O procedimento de matrícula extracurricular de acadêmicos de outros cursos da UFSM obedecerá aos prazos estipulados no Calendário Acadêmico do ano vigente. O acadêmico interessado em disciplinas ofertadas em cada um dos Cursos de Letras – Licenciatura deve apresentar à Coordenação do Curso de Letras – Licenciatura o formulário de autorização assinado pelo Coordenador do Curso de origem e observar o disposto nas Normativas Gerais de Matrícula da UFSM, especialmente no que concerne ao Artigo n. 15. As Normativas Gerais de Matrícula da UFSM estão disponíveis no Guia do Estudante da UFSM.

Trancamento total

O trancamento total consiste um uma modalidade de matrícula em que o acadêmico permanece vinculado ao Curso, porém não matriculado em disciplinas. A modalidade tem duração de um semestre letivo, atende a prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e é efetuada diretamente no Portal do Aluno. O número máximo de trancamentos totais permitidos em cada Curso está previsto na estrutura curricular, determinada pelo Projeto Político-Pedagógico do Curso. O período em que o aluno está em situação de trancamento total não é contabilizado para o tempo de integralização curricular do Curso.

Obrigatoriedade de frequência

A frequência mínima para aprovação é de 75% do total da carga horária de cada disciplina em que o acadêmico está regularmente matriculado. O abono de faltas é vedado, exceto nos casos de amparo previstos pela Lei n. 4.375/64 e Decreto-Lei n. 715/69 e pelo Decreto n. 80.228/77.

Recuperação de avaliações

Podem solicitar recuperação de avaliação os acadêmicos que, por motivos devidamente justificados (doença que impossibilite o aluno de realizar a avaliação, comprovada por atestado médico, com CID), não comparecerem às atividades escolares sujeitas à avaliação. O acadêmico interessado deve dirigir-se ao Protocolo Geral da UFSM, em até 48 horas da data da avaliação, portando o requerimento de Recuperação de Avaliação, disponível no link Formulários, neste site, devidamente preenchido e assinado, para abertura de processo capa-verde. A aprovação do pedido fica a cargo do Chefe de Departamento.

Regime de exercícios domiciliares

A solicitação para o regime de exercícios domiciliares é permitida somente para os casos de amparo ao estudante, previstos no capítulo 2.25 do Guia do Estudanteda UFSM. O acadêmico interessado deve dirigir-se ao Protocolo Geral da UFSM, portando um atestado médico e o Requerimento – Regime de Exercícios Domiciliares, presente no link Formulários, neste site, devidamente preenchido e assinado, para abertura de processo capa-verde. A solicitação de amparo deve ser oficializada em até três dias úteis contados da data de emissão do atestado médico. 

Cômputo de ACG’s

O acadêmico que desejar computar ACG’s ao seu histórico deve entregar à Secretaria da Coordenação o Requerimento - Cômputo de ACG's, disponível no link Formulários, deste site, devidamente preenchido e assinado, em conjunto com a cópia dos certificados e comprovantes. A Secretaria não receberá certificados e comprovantes originais. A análise das solicitações é feita pelo Colegiado de Curso.

Aproveitamento ou dispensa de disciplinas

O acadêmico que deseja solicitar aproveitamento ou dispensa de disciplinas deve preencher o formulário Requerimento de Dispensa e Aproveitamento de Disciplinas, disponível na página do Derca e, neste site, no link Formulários. O documento deve ser entregue na Secretaria da Coordenação de Curso, juntamente com a cópia do histórico acadêmico que contém a nota de aprovação na disciplina usada para aproveitamento ou dispensa. No caso de o aproveitamento ou a dispensa ser feito com base em disciplina realizada em outro curso da UFSM e/ou em outra instituição de ensino superior, também deve ser anexada ao requerimento a cópia do programa. O encaminhamento ao Derca das solicitações aprovadas respeitará os prazos estipulados no Calendário Acadêmico do ano vigente.

Auxílio à participação em eventos

O acadêmico que desejar solicitar auxílio à participação em eventos deve entregar à Coordenação de Curso o Requerimento – Auxílio à participação em eventos, disponível no link – Formulários, neste site, devidamente preenchido e assinado, em conjunto com a cópia da carta de aceite. A solicitação pode ser feita apenas por acadêmicos que apresentarão trabalhos e será avaliada pelo Colegiado de Curso. Os acadêmicos beneficiados com bolsa deverão apresentar relatório à Coordenação de Curso, em até 30 dias da data de participação do evento. O modelo de Relatório está disponível no link Formulários, neste site.