UFSM

Logo MAstr

 

Bem Vindo ao MAstr

A Astronomia pode proporcionar uma excelente iniciação à observação e experimentação podendo ser, não só extremamente motivadora, como divertida. Por outro lado tem enorme importância na educação global, tanto científica como humanística, porque sendo multidisciplinar, pode ser vantajosamente usada como unificadora do  conhecimento, como pretexto para iniciação e familiarização com os métodos característicos da investigação (experimentação e observação de fenômenos naturais) e como estimulante à curiosidade e descoberta da ciência e tecnologia. Do ponto de vista humanístico é importante ao projetar o homem na sua dimensão e no seu lugar no Universo, de que ele é afinal parte.

Nos últimos anos tem-se sentido e observado a dificuldade de comunicação existente entre os cursos formadores de professores e as escolas de ensino fundamental e médio. Visando suprir esta lacuna e a partir do espaço previamente destinado a uma galeria de imagens, trabalhou-se na criação do Museu Interativo. Busca-se assim despertar a capacidade criativa dos jovens, e propiciar o interesse pelas questões relacionadas a astronomia.

O Museu Interativo de Astronomia (MASTR) é um projeto do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria. Desde julho de 1998 envolveu já mais de 50.000 crianças e adultos, dos 4 aos 80 anos, de todo o estado, e até de Santa Catarina. As visitas guiadas que podem ser de até 25 pessoas por turma, tem uma duração média de 50 minutos e necessitam de dois alunos monitores simultaneamente. A concepção das visitas, o conhecimento necessário e o treino dos monitores são feitos pela equipe do MASTR. Os monitores, a "roda de leva a mensagem", são alunos da História, Geografia, Física e Engenharias  da Universidade Federal de Santa Maria.

Planetario Space Master.

Na cúpula "Santos Dumont" o Museu Interativo da  UFSM possui um Planetário Zeiss Spacemaster, que anteriormente estava na cúpula "Reitor Mariano" com um projetor  auxiliar  DLP half-dome .zeiss

Museu Gama d´Eça

Visite também o Museu Educativo Gama d´Eça, no centro da cidade e conheça a exposição sobre a criação da UFSM.


Horário: 8:00 - 12:00 * 13:00 - 17:00 todos os dias