Vem aí a Mostra Internacional de Cinema. São 5 filmes sul-americanos. Sim, é em Santa Maria

Blog do Claudemir Pereira, 21/11/2013, Cultura

É o que este sítio chama de eventaço. E, de uma certa forma (numa opinião bem particular do editor, e com a qual ninguém precisa concordar) também é um desagravo. Sim, sufocado por pressões e retirado do espaço público que o consagrou, por razões que a história haverá de julgar, o Santa Maria Vídeo e Cinema começa a dar a volta por cima.

Virá, em seguida, mais uma edição do festival. Mas, antes, um verdadeiro espetáculo de cinema, com cinco filmes sul-americanos na primeira Mostra Internacional. Será agora, em seguida, no início de dezembro. Os detalhes chegam através de Juliane Fossatti, da divulgação da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema. Acompanhe:

“Mais uma boa notícia para os cinéfilos de Santa Maria

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) passa a realizar a partir de dezembro de 2013, além do festival, uma mostra de cinema.

A novidade é a I Mostra Internacional de Cinema, que nesse ano terá a América do Sul como tema. A curadoria dos filmes foi realizada pelo diretor do IECINE – Instituto Estadual de Cinema Luiz Alberto Cassol.

Quem apresenta a mostra em conjunto com o SMVC é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

A Mostra acontecerá de 09 a 13 de dezembro e apresenta cinco produções e co-produções de longa-metragem da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Uruguai, que serão exibidas nas sedes da APUSM (abertura da mostra) e Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA) – Cineclube Lanterninha Aurélio. Em cada exibição haverá debate com um representante de cada filme e professores da UFSM e convidados da APUSM.

A partir de agora a equipe do SMVC organiza uma Mostra Internacional de Cinema ao final de cada ano. Já o tradicional festival competitivo Santa Maria Vídeo e Cinema, passa a ser realizado no primeiro semestre. Em 2014, a 12ª edição será na primeira quinzena de abril.

PROGRAMAÇÃO I MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA:

09 de dezembro – segunda-feira

20h – Abertura

Coquetel de Boas-vindas

Exibição do filme: “A Oeste do Fim do Mundo” (Brasil/Argentina)

Direção: Paulo Nascimento

Local: APUSM

10 de dezembro – terça-feira

20h – Exibição do filme: “Simone” (Brasil/Colômbia)

Direção: Juan Zapata

11 de dezembro – quarta-feira

20h – Exibição do filme: “El Padre de Gardel” (Uruguai)