Reitor da UFSM abriu a Semana Acadêmica das Engenharias da URI

Rádio Santo Ângelo, 20/11/2013, Geral, Notícias Online

Iniciou na noite de ontem, 18, a Semana Acadêmica das Engenharias da URI Santo Ângelo: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. A abertura do evento, realizada no auditório do prédio 13, reuniu acadêmicos, professores e egressos, com a presença da diretora-geral Neusa Scheid.

A palestra de abertura foi proferida pelo reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), engenheiro Felipe Martins Müller, que abordou o tema “A importância da extensão e da pesquisa na formação do engenheiro”. No segundo momento, foi a vez do 1º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS), Paulo Farias que falou sobre “O perfil do Engenheiro no mercado de trabalho hoje”.

Felipe Martins Müller é mestre e doutor em Engenharia Elétrica (Unicamp), área de Automação, professor titular do Departamento de Computação Aplicada (UFSM), atua no mestrado em Informática, Engenharia da Produção e no mestrado e doutorado em Administração (UFSM) e reitor da Universidade Federal de Santa Maria.

Segundo o palestrante, o engenheiro deve ter uma visão para solucionar problemas. “O mundo ficou muito menor e o nosso poder aquisitivo vale muito mais e nos leva mais longe que há alguns anos atrás. As oportunidades hoje são enormes. Exemplo disso, é o programa Ciência sem Fronteiras que é espetacular”, explica.

“O engenheiro deve ir sempre em busca do conhecimento, ter uma noção ampla do mundo, ser curioso e inovador. Eu diria que ser “curioso” é a grande característica de um cientista. Além disso, somos formados para resolver problemas, identificá-los e propor soluções. O conhecimento gerado na academia deve se transformar em riqueza, pois vocês são os responsáveis pela velhice saudável. E toda a tragédia deve gerar ideias para solucionar problemas”, disse o palestrante referindo-se à tragédia da boate Kiss no início do ano.

Já o 1º vice-presidente do CREA/RS, Paulo Farias, iniciou a fala destacando que as profissões que mais formam milionários são as Engenharias. “Grandes equipamentos existem graças aos engenheiros, pois estamos em todos os lugares”. O palestrante falou ainda sobre a regulamentação da profissão e a importância do registro profissional. “Atualmente existe 1 milhão de profissionais engenheiros no Brasil, e no Rio Grande do Sul são 65 mil. Os engenheiros são responsáveis por 70% do PIB Brasileiro”, explicou.

As atividades seguem até a próxima quinta-feira, 21, com palestras e oficinas. Confira a programação:

Programação Engenharia Civil

Terça-feira – 19 de novembro

19h15: Palestra: Alvenaria estrutural

Palestrante: Engenheiro Fernando Druck (ABCP)

Local: Auditório do prédio 13

21h: Palestra: Nano materiais aplicados ao concreto de cimento Portland

Palestrante: Engenheiro Marcelo Duart

Local: Auditório do prédio 13

Quarta-feira – 20 de novembro

19h15: Palestra: Gerenciamento de construções

Palestrante: Engenheira Lucila Sommer / NORIE / UFRGS

Local: Auditório do prédio 13

Quinta-feira – 21 de novembro

19h15: Palestra: Asfalto de borracha

Palestrante: Engenheiro Luciano Specht (UFSM)

Local: Auditório do prédio 13

21h: Palestra: Edificações sustentáveis

Palestrante: Engenheira Érica Dall’Asta / NORIE – UFRGS

Local: Auditório do prédio 13

 

Deixe uma resposta