X DA QUESTÃO

Diário de Santa Maria, 09/12/2013, Educação, p. 9

Ainda não terminou

Duas datas comprovam que, para muitos candidatos, o vestibular 2013 da UFSM só vai terminar no fim do ano. Até quinta-feira, a Coperves pretende divulgar o ponto de corte do concurso. O ponto de corte é a relação de até três vezes o número de vagas em cada curso para ter a redação corrigida.

E o listão? Conforme o edital do vestibular, se a UFSM não tiver acesso as notas do Enem até o próximo dia 27, os aprovados serão conhecidos sem o exame. Dessa forma, o listão está previsto para sair entre 30 e 31 deste mês. Caso o MEC libere as notas do Enem, após dois dias, o listão será divulgado. Lembrando que essa nota do Enem será divulgada somente para as instituições de Ensino Superior, e não para os candidatos. Por isso, fique atento!

Tudo novo, de novo

É fato que a UFSM vive momento de transformações positivas. Basta ficar ligado nas novidades anunciadas ainda na sexta-feira que vão impactar tanto quem já está cursando a Federal como quem pleiteia uma vaga. Confira:

n Data – 12, 13 e 14 de dezembro ocorrerá o vestibular 2014 da UFSM. Havia rumores que o concurso pudesse retornar para janeiro. Mas em algo que está dando certo (provas na sexta-feira, sábado e domingo), é difícil mexer

n Expansão – Campus da UFSM em Cachoeira do Sul poderá ser aprovado no próximo dia 12 pelo Conselho Universitário. Se o entendimento for positivo, o funcionamento já começa no segundo semestre de 2014. A questão é polêmica, mas a atual gestão destaca que nenhuma vaga será fechada aqui para ser aberta lá

n Vagas – Caso o novo campus seja aprovado, serão criados cinco cursos com 50 vagas em cada um. As graduações também dependem de aprovação. A atual gestão não descarta a possibilidade de um vestibular extra no meio do ano que vem

n Cursos – O MEC já aprovou as graduações em Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Telecomunicações. Serão 90 novas vagas que serão ofertadas já no vestibular 2014

Cotas – A porcentagem atual, que é de 34%, terá de ser revista, conforme a lei das cotas, do governo federal. Para o ingresso de estudantes em 2015, as universidades federais terão de destinar 37,5% de suas vagas para cotistas. Contudo, esse novo número deverá ser aprovado em 2014, junto com o edital do próximo vestibular. Já para o ingresso de alunos em 2016, metade das vagas oferecidas deverá ser para cotistas. Uma mudança e tanto, hein…

ENTREVISTA Celso Arami Marques da Silva, presidente da Coperves

‘Missão cumprida só após o dia 20’

À frente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da UFSM durante dois anos e meio, o professor Celso Arami Marques da Silva também deixará o cargo neste ano. A previsão é que Edgar Durante, que já presidiu a comissão entre 2008 e 2011, assuma novamente a função. Ontem, entrevistei Arami no Centro de Tecnologia (CT). O professor foi questionado sobre os mesmos assuntos que o reitor Felipe Müller, no primeiro dia de vestibular da UFSM, ainda na sexta-feira.

Arami também declarou que poderá “descansar” do cargo somente após o próximo dia 20, que é quando as redações já estarão todas corrigidas.

X da Questão – Quais as três ações da sua gestão que o senhor considera terem sido fundamentais para a UFSM e para a comunidade?

Celso Arami – Qualificação do aparato tecnológico, porque duplicamos a segurança, temos duas máquinas de leitura dos cartões, duas de armazenamento de dados, tudo para caso algo dê errado; execução do Programa Referência 2013, que possibilita maior flexibilização das questões; e o Portal Pedagógico, em que fizemos grande interação com as escolas e atendemos mais de mil professores.

X da Questão – Quais as três ações que o senhor quer ver terem continuidade nos próximos anos?

Celso Arami – Horários das provas alterado para começar às 14h, a ampliação do Portal Pedagógico e a consolidação do sistema de descentralização do vestibular.