Com padrão de excelência

Diário de Santa Maria, 12/12/2013, Geral, p.11

Pós-graduação em Veterinária da UFSM tem nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem três programas de pós-graduação com conceitos considerados excelentes pelo Ministério da Educação (MEC): Engenharia Elétrica, Química e Medicina Veterinária. Esse último com nota máxima, em uma escala que varia de 1 a 7. Entre os critérios de avaliação, destacam-se a infraestrutura, proposta do programa, formação do corpo docente, inserção social e produção intelectual.

As notas foram divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ainda na terça-feira. Na UFSM, 43 programas de pós-graduação foram observados. Já no Centro Universitário Franciscano (Unifra) dois cursos foram avaliados. No Estado, 51 programas obtiveram conceitos 6 ou 7. No total, foram observados 5.082 cursos de mestrado e doutorado, com base em informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A maioria dos cursos do Brasil obteve conceitos de razoável a bom (3 e 4). Para ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e autorização para expedir diplomas, as instituições devem obter nota superior a 3 nesta avaliação. O resultado é válido para os próximos três anos.