RUMO À UFSM EM 2014

Categorias Portal Bei

Portal Bei, 30/12/2013

Emoção tomou conta das pessoas que foram à Câmara de Vereadores quando as listas com os nomes foram distribuídas (Fotos Deivid Dutra/A Razão)

Com os pés na Federal, bixos devem ficar atentos para as confirmações de vaga e matrícula

Alessandra Noal

O ano que vem será diferente para mais de quatro mil pessoas. São as que garantiram uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que serão os novos acadêmicos da instituição. Mas, para isso, é preciso ficar atento à confirmação da vaga.

O listão dos aprovados foi divulgado na manhã de sábado e reuniu centenas de jovens e familiares na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, cumprimentou os aprovados e pediu o apoio de todos “para construir uma universidade cada vez melhor, através do diálogo direto e indireto”. Para os que não passaram, Burmann falou que a insituição está de portas abertas para outros processos seletivos. “Vale a pena insistir, acreditar e não desistir”, concluiu.

A expectativa dos bixos

8B caseJulia Ciocari, 17 anos, passou em Direito. Foi seu primeiro vestibular. “A sensação que eu estou sentindo é a de dever cumprido com a minha família, e, principalmente com o meu pai”, disse. Julia acrescentou que, desde que tinha onze anos falava em fazer o curso. E para o futuro já têm planos, quer ser promotora de justiça.

8C caseLeonardo da Silva Godois conseguiu ingressar no curso de Odontologia. Este ano foi a quarta vez que ele fez. “Não tenho palavras para descrever, é muito bom”, falou. Godois ainda disse que dedicou-se ao máximo para conseguir a vaga, fez cursinho e aulas particulares.

8D caseLuisa Lorensi Iensen é uma das futuras educadoras físicas a ser formada pela UFSM. Ela contou que cursava Sistemas de Informação, mas largou o curso. “Resolvi fazer o que eu gosto”, afirmou

Orientações para confirmação da vaga e matrícula

1ª Etapa – Através da internet, de 13 a 17 de janeiro
Entrar em www.ufsm.br/derca, link – Confirmação da vaga, utilizando o número da inscrição no Concurso Vestibular 2013

2ª Etapa – Entrega (envio) de documentos, de 13 a 17 de janeiro de 2014

Documentos necessários para todos os candidatos classificados

1. Comprovante da solicitação de confirmação da vaga assinado, com fotografia recente
(padrão documento oficial), 3×4 ou 5×7 digitalizada e inserida no formulário, via web.
(www.ufsm.br/derca no link confirmação da vaga);
2. Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (uma via
original ou uma cópia legível autenticada em cartório) ou cópia autenticada do diploma de
curso superior;
3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
4. Cópia da prova de estar em dia com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino
(comprove a quitação a partir de 01 de janeiro do ano em que completa 19 anos e até 31 de
dezembro do ano em que completa 45 anos);
5. Cópia do título eleitoral – para maiores de 18 anos completados até 09 de maio de 2013;
6. Cópia do documento de identidade;
7. Cópia do CPF;
8. Registro junto ao Ministério da Justiça (Lei 6815/ 80, art.30), para estrangeiros;
9. Atestado Médico de Habilitação ao Esforço Físico para candidatos classificados no Curso de
Educação Física.
10. Documento comprobatório da COTA (EP1A, EP1, EP2A e EP2) na qual se inscreveu,
conforme descrito a seguir:

Observação:
O candidato participante do Sistema de Cota, mas classificado pelo Sistema Universal, fica desobrigado de apresentar a documentação da Cota, exceto o isento da taxa de inscrição, que deve apresentar comprovante de renda sob pena de perda da vaga.

3ª etapa – Complementação de Documentos

No dia 31 de janeiro de 2014, será liberada uma listagem dos candidatos que apresentaram inconsistência na documentação entregue durante a Confirmação da Vaga.

4ª Etapa – Matrícula
17 a 19 de fevereiro de 2014

A matrícula (disciplinas ou trancamento total) para cursos com ingresso no 1º semestre, será realizada via web, no endereço www.ufsm.br, link “alunos”, “Portal do Aluno”.
A matrícula (disciplinas ou trancamento total) para cursos com ingresso no 2º semestre
de 2014 será realizada via web, em www.ufsm.br, link “alunos”, “Portal do Aluno”, no período
de 07 a 09 de julho de 2014.

2ª chamada

7 de fevereiro – divulgada nas páginas da Instituição: www.ufsm.br (Editais) e www.coperves.ufsm.br. As informações detalhadas estão no site da Coperves.