Concurso terá 827 vagas

0

Diário de Santa Maria, 24/01/2014, Geral, p. 11

Atendimento no Husm deve ser ampliado

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) vai abrir concurso, que já foi autorizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para 827 vagas. As inscrições para o processo seletivo devem começar ainda em março, e a prova está prevista para o mês de abril.

A diretora geral do Husm, Elaine Resener, reuniu-se durante a terça, quarta e quinta-feira com a chefe do serviço de dimensionamento de pessoal da Ebserh, Gisele Fernandes, para elaborar o edital. Ao longo dos três dias, toda a diretoria do hospital participou das reuniões, assim como os responsáveis de cada setor, para expor as demandas.

Conforme a diretora do Husm, detalhes como as especificações de cada cargo ou ainda o número de vagas para cada função só serão divulgadas na publicação do edital, que antes deve ser revisado pelo setor jurídico e de gestão de pessoas da Ebserh.

Elaine ainda explica que, se todas vagas forem preenchidas após a nomeação dos aprovados no concurso, o atendimento no hospital será ampliado, além de suprir alguns setores que hoje estão deficientes de funcionários. A ideia é começar a nomeação antes das eleições. A diretora geral conta que, atualmente, todos setores do Husm estão deficientes de pessoal, mas o pronto socorro, o centro obstétrico, a Unidade Cardiológica Intensiva (UCI) e a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI) são as que têm maior demanda de reposição de funcionários.

– A gente nunca viu uma oportunidade como essa, de fazer um concurso deste tamanho, com tantas vagas. Além de preencher muitos setores carentes de funcionários, vamos ampliar a capacidade de atendimento e de profissionais nas escalas de plantão – explica Elaine.

Hoje, o Husm conta com cerca de 1.250 profissionais ativos. As 827 vagas podem reduzir ou aumentar, na revisão do edital. Conforme Elaine, o documento foi elaborado levando em conta as necessidades das demandas de atendimento regional, municipal, orientação de médicos residentes e toda parte assistencial. As vagas de nível superior para o quadro assistencial podem incluir oportunidades para assistente social, dentista, biólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico e nutricionista, mas a definição será com a publicação oficial.

Como 2014 é ano eleitoral, a intenção é que o resultado do concurso seja homologado até 90 dias antes da eleição, para que as nomeações possam acontecer.

Deixe uma resposta