Santa Maria presta homenagem às vítimas de incêndio na Boate Kiss

Jornal Nacional, 27/01/2014.

A cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul prestou homenagem nesta segunda-feira (27) às vítimas de uma das maiores tragédias brasileiras. Há exatamente um ano, o incêndio na Boate Kiss matou 242 pessoas.

As homenagens atravessaram a madrugada. Em frente à boate, corpos foram pintados para representar cada um dos mortos.

“É pra todas as pessoas que passam aqui tenham noção do que são 242 jovens estirados no asfalto. Neste pedaço de rua. Isso vai ficar marcado por bastante tempo”, diz Flávio da Silva, pai de uma vítima.

Dezenas de pessoas seguiram pelas ruas de Santa Maria. Pais, mães, irmãos e amigos das vítimas.

O silêncio da madrugada foi quebrado por um dos momentos que mais emocionaram as famílias em Santa Maria. A hora em que todas começaram a contar até 242, o número de vítimas desta tragédia.

Por volta das 3h, o som da sirene e palmas relembraram o momento em que fogo começou.

“Talvez o dia que se faça justiça a gente possa voltar a viver de novo. Mas enquanto não houver, a gente não vai descansar”, comenta Roseleine Paulo, mãe de uma vítima.

Pela manhã, um protesto ao som de tambores. A manifestação tomou as ruas e interrompeu o trânsito.

Em frente ao Ministério Público, balões brancos e mais protestos. Luto também na Universidade de Santa Maria, que perdeu 116 estudantes na tragédia.

Na noite de segunda-feira, em um ato no centro da cidade, foi feita a leitura dos nomes de todas as vítimas.