Música clássica transforma sonhos
Diário de Santa Maria, 11/03/2014, Geral, Pág. 10.
Quando sobem aos palcos, as crianças do programa Orchestrarium não entoam apenas boa música ao som de violinos, violas, violoncelos e do coral. Elas carregam a esperança de transformações sociais por meio da música clássica. O programa da Incubadora de Orquestras Infanto-juvenis foi criado pela Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria e pela UFSM, que é desenvolvido com 82 crianças e adolescentes no Alto da Boa Vista. Eles aprendem música erudita e a tocar instrumentos.
As atividades são desenvolvidas no turno oposto ao escolar. Respeito, coletividade, concentração, entre outros princípios, são repassados aos alunos.
– Tudo no dia a dia dela melhorou. As notas na escola, o comportamento, a atenção. Tudo – relata Nádia Nascimento, mãe de Gabriela Lopes, 11 anos, violinista do programa.
A costureira Terezinha Dorneles, avó do violinista Yuri Freitas, 9 anos, e do componente do coral, Diego Freitas, 12, ressalta a modificação na vida dos meninos no colégio e em casa.
– Eles eram agitados. Com o projeto, conseguiram se concentrar mais, além das notas serem muito superiores, pois os professores cobram bom rendimento – conta orgulhosa a avó.
No sábado, no Dia do Acolhimento, o Orchestrarium se apresentou no Parque da Medianeira. A assistente social e gestora, Mirian Machado, e o maestro do programa, Marco Antônio Penna, idealizadores do projeto, entre outros professores, não esconderam a emoção durante a apresentação da orquestra, que envolveu as crianças e seus familiares no ritmo da música clássica que transforma sonhos e a educação em Santa Maria.