Fiscalização na indústria gaúcha será ampliada com 100 novos veterinários

Blog Últimas Notícias, 21/03/2014

UFSM vai preparar profissionais para atuação em diversas regiões gaúchas

Suinocultura terá fiscalização intensificada (Foto: Produção/Canal Rural)

*por Sabrina Kluwe

A fiscalização em indústrias gaúchas de alimentos com origem animal receberá reforço a partir deste ano. Cem médicos veterinários serão preparados na Universidade Federal de Santa Maria a partir de abril. O objetivo é garantir a qualidade no tratamento de animais em empresas produtoras de leite, carne, mel e ovos.

Os profissionais foram aprovados em concurso realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e passarão por um curso de cinco semanas que será ministrado por docentes da UFSM. A capacitação oferecida pela universidade visa orientar os novos profissionais sobre legislação e entraves industriais.

Regiões da Serra e Vale do Taquari são as mais necessitadas de fiscalização por conta da produção na área de suinocultura e de produção de laticínios. Os veterinários serão distribuídos entre cidades de 19 regionais da Divisão de Produtos de Origem Animal da Secretaria.

Conforme o diretor do órgão, Luiz Fernando Dalcin, o quadro de profissionais de fiscalização em Santa Maria está completo. Algumas das cidades que devem receber os novos fiscais, são: Cachoeira do Sul, Caçapava, São Gabriel, Vila Nova do Sul, Manoel Viana, Alegrete, Rosário do Sul, entre outras.

A Universidade Federal de Santa Maria recebe os concursados a partir do próximo mês e a capacitação de 5 semanas segue até o mês de maio.