Uma editora só de novidades

Diário de Santa Maria, 26/04/2014, Mix, Pág 06.

 

Se há produção literária em Santa Maria, nada mais óbvio do que instigá-la. Por isso, acadêmicos do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se reuniram para colocar em prática alguns conceitos que se aprenderam durante o curso. Assim, surgiu uma editora independente dentro da instituição: a Elo Editorial. Desde 2012, a iniciativa estimula novos autores ao lançar, a cada semestre, a revista Bang Literário.

– A ideia é reunir iniciantes na escrita que ainda não tenham publicado obras, assim como nós. O objetivo é reconhecer a pluralidade da leitura e mostrar que tem muita coisa boa sendo produzida em Santa Maria que não está sendo lida. Nós trabalhamos em cima de um conceito de bibliodiversidade – explica Maurício Fanfa, 20 anos, integrante da Elo Editorial.

Além dos novos autores, volta e meia, escritores conhecidos são convidados para escrever. É o caso do poeta Odemir Tex Jr. e do escritor de ficçaõ André Cordenonsi, que já participaram das publicações.

Até agora, foram lançadas três edições da Bang Literário, com 64 páginas e 20 textos em poesia e prosa. A equipe recebe as produções dos novos talentos por meio do e-mail ou do Facebook da editora. Os textos passam por um processo de seleção feito pela própria equipe, que define o que vai ser publicado.

A Elo Editorial planeja uma nova edição para o próximo semestre. Quem quiser se inscrever precisa ficar atento à página da Elo Editorial no Facebook ou enviar um e-mail para eloeditorial@gmail.com.

Deixe uma resposta