Amzop aborda vários assuntos em reunião

Jornal O Alto Uruguai, 30/04/2014. Expofred, online.

(Fotos: Márcia Ferreira)

Paralelamente à Expofred, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 30, a reunião e assembleia da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop). Prefeitos dos 42 municípios que integram a entidade foram convidados a participar. Integraram a mesa de autoridades, o presidente da Amzop e prefeito de Pinhal, Edemilson Pelizari; o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior; o secretário de Agricultura do RS, Cláudio Fioreze; o vice-reitor da UFSM, Dr. Paulo Bayard Dias Gonçalves e o superintendente do Ministério da Agricultura, Francisco Signor.

A reunião teve início com o lançamento da Revista da Expofred, uma publicação oficial da feira, produzida pelo jornal O Alto Uruguai. Após, ocorreu a manifestação de Sginor, que destacou o processo de equivalência dos Sistemas de Inspeção Municipais (SIMs), ao Susaf/RS, para legalização das agroindústrias.

Já o presidente da Amzop, Edemilson Pelizari, fez um apelo aos deputados estaduais presentes, Silvana Covatti e Edegar Pretto, sobre a Lei de Prevenção e Proteção a Incêndios. Conforme o prefeito, o texto prejudica os pequenos municípios, em virtude da série de requisitos necessários para a concessão de alvará a estabelecimentos.

Ainda houve a palestra com o vice-reitor da UFSM, que falou sobre o papel da universidade para o desenvolvimento regional, bem como sobre investimentos, seguida da participação da Admau, que destacou a central virtual para comercialização de merenda escolar pelas agroindústrias, o 2º Seminário da Alimentação Saudável que ocorre no dia 16 de outubro em Pinhal e o Programa Fornecer.

Mais informações no AU deste sábado, 3.

Márcia Ferreira