Inscrições para Enem 2014 começam na próxima segunda-feira, anuncia MEC

Diário de Santa Maria, 08/05/2014, Edição online.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje, em coletiva de imprensa, as datas ligadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As inscrições serão feitas pelos candidatos entre 12 e 23 de maio, somente pela internet. Já as provas serão aplicadas em 8 e 9 de novembro.

Especulações sobre as datas já circulavam pela internet após o MEC entrar em contato com instituições onde a prova seria aplicada. A previsão do MEC é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam para o exame deste ano – um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões a 2013. O edital do exame será publicado amanhã no Diário Oficial da União.

A prova do Enem é formada por 180 questões, além da redação. No primeiro dia (um sábado, dia 8 de novembro) serão aplicadas 45 questões de ciências humanas e da natureza. No dia seguinte (domingo), são mais 45 questões de linguagens e matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Atualmente, o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Além disso, o Enem pode ser usado para solicitar financiamento por meio do Fundo de Finaciamento Estudantil (Fies) e para participar do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.

Comitê de segurança

O MEC também anunciou, no fim de abril, a criação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação para aprimorar a segurança do Enem. O grupo será responsável por discutir e otimizar os fatores relacionados à tecnologia da informação, sendo presidido pelo secretário executivo do MEC Luiz Cláudio Costa.

O comitê ficará responsável pelo sistema de inscrição online, pela vista pegagógica das redações (quando o aluno pede vistas da redação após a nota ser publicada, apenas para consulta) e mais outros procedimentos. O objetivo será orientar as ações de segurança da informação e comunicações relacionados ao Enem.

Outras “missões” do comitê são a definição de recursos tecnológicos necessários para o cumprimento do cronograma, a definição dos formatos das bases de dados e o acompanhamento e aprimoramento do sistema integrado de monitoramento do Enem.

Deixe uma resposta