Crianças vão interagir com robô no Husm

Diário de Santa Maria, 10/05/2014, Página 2, Pág. 02.

Para tornar a rotina no hospital mais leve e esquecer um pouco das dificuldades do tratamento, algumas crianças que estão internadas no Hospital Universitário (Husm) poderão interagir com um novo “brinquedo tecnológico” nos próximos dias. Na verdade, é um robô de 1m80cm, que tem um monitor no lugar da cabeça. Ele é comandado pela criança a distância, a partir de um computador, e permite que ela visite amigos e parentes. É que o robô tem câmera que envia vídeo e áudio.

Por enquanto, o robozinho ficará numa sala de brinquedos do Husm e deve se tornar o novo amigo da criançada, inclusive das que se tratam contra o câncer. No futuro, o objetivo é enviar o robô até a casa da criança ou de seus amigos, permitindo que ela converse e interaja com parentes e colegas, fazendo uma visita virtual, como numa espécie de videoconferência.

A ideia surgiu há um ano, com o professor de Engenharia, Rodrigo Guerra, que queria descobrir uma forma de tornar também as aulas mais atraentes para seus estudantes e poder ajudar os pacientes do Husm. Agora, o projeto já envolve 12 alunos de Engenharia, Desenho Industrial, Terapia Educacional e Educação Especial, que estão empenhados para desenvolver o robô e fazer dele o mais novo amigo da criançada.

Para batizar o robô, está sendo criada uma campanha. Quem tiver sugestões pode enviar para a página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/garraufsm.