Robôs auxiliam crianças no tratamento do câncer

Tv Santa Maria, 13/05/2014, Notícias, Online.

Materiais de baixo custo viabilizam o projeto

Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria desenvolvem projeto de um robô que interage com crianças que estão em tratamento de câncer.  Há duas semanas os alunos do projeto Aplicação Clínica para Robô de Telepresença estão testando esta que é terceira versão do robô, desenvolvido desde o começo deste semestre por um grupo de 12 estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Terapia Ocupacional, Educação Especial e Desenho Industrial.

O projeto é desenvolvido com recursos de  R$ 5 mil financiado pelo  Ministério da Educação. Na criação do robô são utilizados materiais de baixo custo, o que facilita do desenvolvimento do projeto e também torna viável que outras pessoas ou mesmo empresas copiar o mecanismo.

Algumas alterações no projeto ainda podem ser feitas, pois o objetivo é que ele possa abraçar as crianças. Para isso, um revestimento de pelúcia e diminuição está sendo estudado.