Sem motivos para temer a redação

Diário de Santa Maria, 20/05/2014, Geral, Pág. 08.

Diário mostra os critérios de avaliação dos dois gêneros textuais que candidatos à UFSM devem saber para a prova escrita do vestibular

A última semana foi de muitas surpresas para aqueles que desejam uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para quem ainda não está ligado, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) divulgou que passará a cobrar a produção de um destes gêneros textuais: artigo de opinião ou carta aberta. Mas isso não é motivo para pânico. Basta ter calma e muita atenção na hora de colocar a ponta da caneta na folha da redação.

O Diário publica dois textos, sendo um de cada gênero textual, e apresenta os critérios de avaliação de cada um, que se dividem em adequações à estrutura global do gênero e ao propósito e ao conteúdo e articulação escrita.

Lembrando que há outras duas mudanças na prova de redação (leia mais abaixo), que visam facilitar a vida dos estudantes na hora de realizar o vestibular. Boa leitura!

MANUELA VASCONCELLOS|MANUELA.VASCONCELLOS@DIARIOSM.COM.BR