UFSM vai oferecer 190 vagas em Cachoeira do Sul

Gazeta do Sul, 03/06/2014. Online.

Professores da universidade concederam uma coletiva nessa segunda-feira para esclarecer dúvidas sobre o início das atividades no município

O presidente da Comisssão Permanente do Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (Coperves/UFSM), Edgar Cesar Durante, o diretor e o vice-diretor do câmpus de Cachoeira do Sul, professores José Mario Soares e Hilton Gründling, concederam entrevista coletiva sobre as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nessa segunda-feira, 2. Além do ingresso, eles esclareceram dúvidas sobre o início das atividades da instituição no município.

Nesta primeira seleção, a universidade oferece 190 vagas distribuídas em cinco cursos presenciais de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Transporte e Logística. Um total de 34% das vagas é destinado às Ações Afirmativas, que contemplam cotas sociais e étnicas, além de estudantes com necessidade educacional especial.

O interessado terá até as 23h59 desta quarta-feira, 4, para realizar sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente pela internet. No entanto, somente poderá se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de Redação.
O vice-diretor do Campus Cachoeira, Hilton Gründling, esclarece que os candidatos precisam ter feito pelo menos 100 pontos no Enem. Quem não tiver acesso à internet pode procurar o câmpus Cachoeira do Sul ou qualquer sede dos campus que compõe a UFSM (Santa Maria, Udessm -Silveira Martins, Cesnors – Palmeira das Missões e Frederico Westphalen).
A primeira listagem dos classificados será divulgada já na próxima sexta-feira, 6, e a segunda chamada dia 24 de junho. O candidato poderá consultar o resultado das chamadas na página do Sisu na internet e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.
As matrículas estão agendadas para os dias 9, 10, 11 e 13 de junho, e para os selecionados em segunda chamada, dias 27, 30 de junho, 1 e 2 de julho. O objetivo da instituição, segundo o vice-reitor, Paulo Bayard, é criar um polo em tecnologia que seja referência dentro e fora do País. “Existe déficit grande de engenheiros no Brasil. Para a escolha dos cursos que seriam implantados, foram feitos levantamentos de mercado”, explica Bayard.
Os cinco cursos funcionarão provisoriamente, a partir de 11 de agosto, na antiga sede do Colégio Imaculada Conceição, conhecido como Colégio Totem, na Avenida Presidente Vargas, 1958. A sede definitiva, como afirma o diretor do câmpus Cachoeira, José Mario Soares, deve ser inaugurada em até dois anos. ”Embora seja nacional, as estatísticas mostram que de 80% a 90% dos selecionados no Sisu são da própria região”, comenta.