Primeira chamada do Sisu sai hoje

Zero Hora, 06/06/2014, Sua Vida, Pág. 53.

Após a divulgação de que a concorrência para a segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estava bastante acirrada – 54% maior do que no ano passado –, hoje é o primeiro dia de sucesso para alguns e de expectativas para outros. A primeira chamada será publicada pelo site do sistema. No Estado, 104.751 pessoas se cadastraram para disputar 1.795 vagas. Isso significa que cada inscrito precisou enfrentar mais concorrentes do que o candidato ao curso mais procurado na UFRGS.

No último vestibular, 57,06 estudantes disputaram um lugar na sala de aula da Medicina. Neste Sisu do meio do ano, havia 58,36 por vaga – contra uma média nacional de 23.

O Ministério da Educação anunciou ontem, um dia após o fim das inscrições, que eram 1.214.259 candidatos nesta edição.

Aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 – ou seja, aptos a disputar uma das 51 mil vagas disponíveis em todo o país no segundo semestre – encontraram mais concorrência. Foram 2.346.405 inscrições – cada um pode fazer duas opções de curso –, que contou com 13 novas instituições federais e estaduais e um aumento de 29% nas chances em relação à última seleção do mesmo período.

– Os resultados do Sisu mostram que o país está mudando, as pessoas buscando na educação um caminho de ascensão social – afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim.

O Estado foi o nono em número de inscritos, mas não conta com instituição entre as 10 mais procuradas. Neste ano, a UFRGS ainda não oferecia vagas via Sisu, mas havia cursos na UFSM e na UFPel, entre outras três.

CRONOGRAMA
-Resultado da 1ª chamada: hoje
-Matrícula da 1ª chamada: de 9 a 13 de junho
-Resultado da 2ª chamada: 24 de junho
-Matrícula da 2ª chamada: de 27 a 2 de julho
-Convocação dos candidatos da lista de espera: 14 de julho

Deixe uma resposta