UFSM tem dois novos cursos de Engenharia em 2015

Portal Extra, 11/07/2014, Edição Online.

Engenharia Aeroespacial é um dos novos cursos. Foto: Divulgação / Univap

Dois novos cursos de Engenharia serão somados a lista de graduações da UFSM em 2015, o que diversifica ainda mais as opções aos estudantes. Aprovados em abril passado, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM, Engenharia Aeroespacial será o primeiro curso no estado e Engenharia de Telecomunicações, o terceiro. As graduações contarão, inicialmente, com 25 professores, 12 técnicos de laboratórios, além de cinco servidores técnico-administrativos.

40 vagas serão oferecidas para o curso de Engenharia Aeroespacial. Esse curso tem o objetivo de formar profissionais aptos a desenvolver novas tecnologias para uso na aviação, em sistemas defensivos e na exploração espacial. Além de poder atuar também nas de indústrias aeronáutica, espacial e de defesa, podendo ser responsável pelo projeto, construção, manutenção, inspeção e revisão de veículos aeroespaciais (foguetes, lançadores de satélites, satélites artificiais, sondas espaciais, estações orbitais e espaçonaves).

Já para o curso de Telecomunicações serão 50 vagas. Os profissionais formados nesse curso estarão aptos a atuar na área da Informática e no campo de segurança da informação por meio de redes de comunicação global.

Os novos cursos por serem multidisciplinares irão usar da experiência que a Universidade já tem nos seus grupos de pesquisa das Engenharias. Articularão, mais particularmente, com os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química.