Fotobiografia sobre o fundador da UFSM foi lançada

Portal Extra, 20/07/2014. Cultura e diversão, online.

Reitor fala sobre o livro. Foto: Antonio Maia / Especial

O casarão que abriga o museu Gama d’Eça, no centro de Santa Maria, foi o local do lançamento do livro “José Mariano da Rocha Filho: Fotobiografia”, escrito por Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, museóloga e filha do doutor Mariano da Rocha.

O reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria, falecido em 1998, deixou como principal legado o pioneirismo da interiorização do Ensino Superior no país. Aspectos familiares e profissionais da história de vida de Mariano da Rocha foram reunidos na obra lançada na chuvosa tarde desta quinta-feira (18).

Mais de 160 convidados lotaram evento, entre eles autoridades estaduais e locais, servidores e alunos da Universidade, além de familiares do fundador da UFSM. Aos 95 anos, a esposa do doutor Mariano da Rocha, professora Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha, compareceu ao lançamento para prestigiar o trabalho do qual, segundo Maria Izabel, ela foi peça fundamental:

“Esse é um trabalho que nasceu em 1995, quando eu fiz uma especialização em pesquisa na Unifra, e decidi que escreveria sobre a ‘trajetória de vida de José Mariano da Rocha Filho, do nascimento ao casamento’. Meu pai ainda estava vivo, e ele e a mãe me ajudaram ‘parelho’, os dois me ajudaram muito”. Ao falar ao público sobre sua mãe, Maria Izabel lhe deu um beijo e disse: “sem tu, o pai não iria fazer esta Universidade”.

O diretor da Editora UFSM, professor Daniel Coronel, falou, em seu discurso, da satisfação da Editora em publicar a fotobiografia do fundador da Universidade e parabenizou a autora pelo importante trabalho que foi lançado:

“Esta obra é uma forma de preservar e mostrar às novas gerações o legado e o pioneirismo do doutor Mariano, que não mediu esforços para que Santa Maria fosse a primeira no interior do país a ter uma Universidade Federal. Izabel, tu conseguiste sintetizar em uma obra os principais momentos da luta e obstinação do doutor Mariano na construção desta gloriosa instituição”.

O reitor Paulo Burmann agradeceu o convite feito por Maria Izabel para escrever o prefácio do livro. No texto, lido no evento de lançamento, o reitor salientou a importância do trabalho do doutor Mariano para o destaque nacional e internacional que a UFSM e Santa Maria têm no âmbito cultural e educacional.

Após o lançamento, uma longa fila se formou para a sessão de autógrafos. O livro pode ser adquirido no site da Editora UFSM (www.ufsm.br/editora)