Reitor da UFSM fala cauteloso sobre ranking brasileiro de universidades

Portal Extra, 31/07/2014, Geral, Online.

Reitor afirma que tem analisar melhor a pesquisa. Foto: Arquivo / Portal Extra

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, fez uma avaliação cautelosa na manhã desta quinta, 31, sobre a pesquisa realizada pela Center for World University Rankings (CWUR) que divulgou uma lista das 20 melhores universidades do Brasil. A UFSM ficou em 12º lugar.

Para o reitor, deve ser analisado com cautela os dados da pesquisa. “Embora isso nos encha de orgulho, porque temos uma universidade que vem se desenvolvendo. Temos que estudar quais os indicadores que nos elevaram a essa posição”, comentou Burmann à Rádio Imembuí.

Sobre a posição, o reitor ainda acredita que a UFSM pode subir ainda mais. Mesmo que para ele, é importante ter muito cuidado com os rankings divulgados por pesquisas, já que esse também é um assunto que preocupa universidades de todo o mundo.

A UFSM ficou em 919ª posição do ranking mundial, já pela pontuação nacional fica na 12ª posição entre as brasileiras. No estudo estão 18 universidades brasileiras entre as mil melhores do mundo. A Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Unicamp são as melhores colocadas.