De ônibus, pelo campus

Diário de Santa Maria, 12/08/2014, Capa / Geral, Pág. 11.

Transporte leva estudantes e funcionários de forma gratuita dentro da UFSM

O semestre letivo começou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com uma novidade: o transporte interno para alunos, servidores e professores da instituição. O serviço é gratuito, mas, ao embarcar, é preciso mostrar a carteirinha de estudante ou da biblioteca ou a identidade funcional. Ontem, foi o primeiro dia de funcionamento da linha interna.

O assistente administrativo do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Paulo Castro, 56 anos, aproveitou para conhecer o itinerário e ir até o prédio da reitoria.

– É preciso que alguém do núcleo vá até a reitoria praticamente todos os dias, em função de correspondência ou de protocolos. A ideia é muito boa, facilita a locomoção de todo mundo – defende.

O professor Carlos Félix, assessor do reitor, classifica o transporte como “inovador”. Segundo Félix, neste primeiro mês, será feita uma avaliação semanal para decidir se há necessidade de ajustes.

– A ideia é ampliar a acessibilidade dentro do campus, que é extenso. É algo inovador, significa que estamos experimentando, é possível que haja alguns ajustes mas é preciso avaliar – explica.

Por enquanto, a linha começa às 9h e vai as 17h, de hora em hora. O ponto de partida fica em frente ao posto de combustíveis, que também é a última parada. A Universidade não informou o valor investido, mas o professor Félix explica que os ônibus já eram da universidade, assim como os funcionários. Os custos com combustível e manutenção serão responsabilidade da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

Hoje, a UFSM começa o transporte intercampi. A partir das 4h, nas terças e nas sextas-feiras, um ônibus sai de Frederico Westphalen, passa pelo campus de Palmeira das Missões e chega em Santa Maria, de onde retorna nos mesmos dias, às 17h. Os interessados devem se cadastrar no campus em que estudam ou trabalham.

De Santa Maria a Silveira Martins, também haverá transporte

O transporte intercampi ainda deve contar com outro veículo que vai viajar de Santa Maria a Silveira Martins. O início, que estava marcado para a última segunda-feira, foi adiado para que os interessados façam cadastro, também na direção do campus.

A intenção da Federal é que o transporte entre Santa Maria e Silveira Martins possa começar na próxima semana, mas ainda não há confirmação exata da data.