Geladeirotecas estarão disponibilizando livros para a população em Santa Maria

Portal Extra, 11/08/2014, Geral, Online.

Fotos: João Vilnei / Prefeitura

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra) estão desenvolvendo um projeto que está despertando a curiosidade dos santa-marienses, o Trajeto Cultural Sebo Café.

A partir desta segunda-feira, 11, duas geladeiras coloridas e recheadas de livros irão ocupar dois pontos de grande circulação de passageiros do transporte coletivo de Santa Maria. As “Geladeirotecas” poderão ser encontradas na Avenida Rio Branco, no ponto de ônibus em frente à Catedral Metropolitana e na parada final da linha UFSM, no Campus, em Camobi. De acordo com os acadêmicos que idealizaram o projeto, Heitor Leal e Liziane Ferreira, o Sebo Café, parceira da ação, disponibilizará 500 livros para rechear as geladeiras.

“Neste primeiro as Geladeirotecas serão abastecidas com 50 exemplares cada. Ao longo da semana os alunos vão abastece-lás com outros livros para evitar que fiquem vazias”, explica a secretária de Cultura, Marília Chartune.

Os alunos ressaltam que a iniciativa conta com o apoio da população. A intenção é que as geladeiras não sirvam apenas como um local onde se podem pegar livros gratuitamente, mas que sirvam de estímulo para a troca sem mediação, tornando-se uma atividade autossuficiente.

A ação é fruto do trabalho acadêmico desenvolvido durante a disciplina de Projetos Experimentais e será monitorado pelos alunos durante os meses de agosto e setembro de 2014. Porém, a ideia é de que o mesmo continue como incentivo à leitura por mais tempo e que as próprias pessoas possam dar continuidade.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura e da Universidade Federal de Santa Maria, responsáveis por ceder o espaço para a realização do projeto.