UFSM se pronuncia sobre caso de coma alcoólico durante trote

Nova Cachoeira Notícias, 14/08/2014

Calouro da Engenharia Mecânica foi encaminhado desacordado para pronto-atendimento

Ampliar a imagem - UFSM se pronuncia sobre caso de coma alcoólico durante trote notícias, noticias cachoeira do sul, cachoeira do sul, noticias, portal de noticias cachoeira do sul, portal cachoeira do sul

A coordenação do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se pronunciou na quinta-feira à tarde sobre o caso do calouro da Graduação que entrou em coma alcoólico após a realização de um trote na tarde de quarta-feira. O professor Leandro Costa de Oliveira, coordenador do curso, disse ter tomado conhecimento da situação nessa manhã, quando alunos do segundo ano e responsáveis pelo evento entraram em contato para prestar esclarecimentos sobre o caso. De acordo com Oliveira, os alunos do 3º semestre organizaram o trote previamente, deixando a critério dos novos acadêmicos a participação no evento.

Antes da data, os alunos realizaram o pagamento para a compra de materiais a serem usados na atividade, marcada para a tarde desta quarta-feira em um parque da cidade. Lá, os jovens ingeriram bebida alcoólica e, posteriormente, se deslocaram para outra praça da cidade, conhecida por agrupar comemorações de jovens universitários no início dos semestres letivos. Nesse momento, o rapaz começou passar mal, momento em que foi encaminhado para atendimento médico.

Ainda de acordo com a coordenação do curso, a atividade foi consensual e realizada fora do ambiente da UFSM, onde o trote é proibido. O professor Leandro ressaltou que, ao contrário do que foi levado a público, o rapaz não foi obrigado a ingerir bebida nem a tomar gasolina (ele tinha odores característicos de combustível, o que levantou essa hipótese). Leandro relatou que o cheiro era proveniente de óleo queimado, produto que é parte da “rotina” dos engenheiros mecânicos, e que foi distribuído simbolicamente pelo corpo dos calouros durante o trote.

O jovem foi medicado e liberado após a chegada de familiares. Ele passa bem.

Comentários estão fechados.