UFSM viabiliza internet mais rápida em prédios da instituição

Rádio Gaucha SM Online, 22/08/2014. Online.

Ao menos mil pessoas serão beneficiadas

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ampliou a velocidade da internet em quatro prédios da instituição, que ficam no Centro de Santa Maria. Ao todo, foram contemplados: a sede da antiga Reitoria, o prédio do Antigo Hospital, o Museu Gama D’Eça e a Casa do Estudante Universitário (CEU), na Rua Professor Braga.

De acordo com Gustavo Chiapinotto, diretor do Centro de Processamentos de Dados (CPD) da UFSM, a Federal viabilizou o aumento da velocidade na internet por meio de uma parceria com uma empresa de telecomunicação. A projeção é que, ao menos,mil pessoas, entre alunos, professores e servidores, serão contemplados com a melhoria.

Com isso, o sinal da internet, que era via rádio, e que tinha velocidade de 25 mega, agora, passa a ter uma velocidade de 100 mega. O aumento de quatro vezes ainda conta com fibra ótica. Segundo Chiapinotto, a demanda por aumento na velocidade da internet é de, pelo menos, dez anos.

Demais campi da UFSM também foram beneficiados

O CPD da UFSM ainda viabilizou aumento na velocidade nos campi de Palmeira das Missões e Silveira Martins e, por fim, em Frederico Westphalen. Nos dois primeiros campi, a velocidade é de 40 mega. Já no último campus, o de Frederico, o serviço conta com uma velocidade de 60 mega. A próxima fase é ampliar a internet do mais novo de campus da UFSM: Cachoeira do Sul.