Getúlio Vargas ‘continua vivo’ nas redes sociais

Portal Terra, 22/08/2014

Presença do estadista na internet foi alvo de dissertação de mestrado de uma professora da UFSM

Um estudo recente identificou a grande presença de Getúlio Vargas nas redes sociais – um fenômeno impensável à época de sua morte. O tema foi alvo da dissertação de mestrado de Tauana Weinberg Jeffman, professora substituta no curso de Comunicação Social da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e doutoranda em Ciência da Comunicação.


Página sobre Getúlio Vargas no Facebook possui quase 5 mil curtidas e descreve o político como o maior dos estadistas brasileiros e o mais amado pelo povo 
Foto: Facebook / Reprodução

“Descobrimos que Getúlio Vargas se faz presente nas redes sociais porque soube esperar, soube governar, soube encantar e soube morrer”, afirma ela. “Ao dominar tais conhecimentos e habilidades, o ex-presidente tornou-se um mito e é figura viva no imaginário da população. É parte integrante das lembranças, da memória e do cotidiano brasileiro, logo, também adentra o ciberespaço, ao lado de outros elementos que compõem a vida destas pessoas”, completa.

Tauana verificou que as citações sobre Vargas na internet estão integradas às vidas de três gerações: avós, pais e filhos. Também diz ter percebido que datas históricas ligadas ao ex-presidente - como o 24 de agosto, data de seu suicídio - estão vivas na memória dos internautas brasileiros.

Confira outros três aspectos destacados em sua pesquisa:

Amor x ódio
Getúlio Vargas despertou ódio e paixões e ainda divide opiniões. Contudo, aqueles que o amam ocupam destaque em quantidade e qualidade de publicações. “Não podemos afirmar que o amor por Getúlio Vargas é o que prevalece entre os brasileiros. No entanto, afirmamos que o amor foi uma fonte propulsora mais eficaz, pois promoveu maiores interações, conversações e publicações na internet”, alega Tauana.

Comparações com Lula
As formas de governar e as personalidades de Lula e Getúlio são frequentemente comparadas nas redes sociais. Tauana identificou até internautas que pensam que Getúlio Vargas foi quem antecedeu Lula na Presidência do País. “É como se a memória política do brasileiro desconsiderasse 50 anos de história, lembrando-se apenas do presidente que governou até 1954 e do presidente que governou entre 2003 e 2010”, diz.


Internautas comparam Getúlio Vargas a Lula com frequência nas redes sociais
Foto: Facebook / Reprodução

As frases emblemáticas
Conforme a pesquisadora, a oratória de Getúlio tem sido valorizada e resgatada de seu passado, atuando como fonte de inspiração no presente. Nesta linha, duas frases destacam-se: “Saio da vida para entrar na história”, sua última frase registrada na Carta Testamento, e “Às vezes, vencer é saber esperar”, relacionada ao contexto da revolução de 1930.

Comentários estão fechados.