Secretário verifica trabalho de cooperativa de assentados que atua em parceria com a UFSM

Portal do Governo do Estado do RS, 31/13/2012

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, participou, nessa terça-feira (30), de compromissos referentes ao Programa de Qualificação da Infraestrutura Básica e Produtiva dos Assentamentos, na região central do Estado. A primeira atividade foi uma visita à Usina de Laticínios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), local de aprendizado e treinamento de alunos que, desde 2002, atua em conjunto com a Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra (Coperterra).

Essa parceria vem proporcionando um intercâmbio científico com desenvolvimento de projetos, qualificação de estudos e serviços integrados na industrialização de produtos lácteos oriundos do assentamento onde fica a sede da cooperativa. Na visita à Usina, Pavan esteve acompanhado de diretores da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR): Jaime Martins, do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Vilmar Galvão, do Departamento de Infraestrutura, Irrigação e Usos Múltiplos da Água, e José Batista, do Departamento de Agricultura Familiar.

Na sequência, o secretário e os diretores foram à sede da Coperterra, localizada no município de Tupanciretã, no Assentamento Cachoeira/Tupã II, onde conheceram como a cooperativa vem contribuindo para o desenvolvimento dos assentados e da agricultura familiar.

De acordo com o secretário, o principal produto oferecido pelas famílias associadas à Coperterra está inserido na atividade leiteira. Com isso, a parceria entre UFSM e Coperterra é de grande importância para a qualificação e industrialização do leite. “São essas ações em conjunto que tornam viáveis sonhos como este da Coperterra, ou seja, a comercialização de produtos próprios.”

Com essa realidade, afirmou Pavan, “é possível aumentar a renda dos produtores rurais, contribuir para a geração de empregos no campo, permitir acesso à informação para os jovens ruralistas, oferecendo ao mercado um produto de qualidade, sem que os jovens tenham que sair do campo”.

Recentemente, a Coperterra recebeu, por meio do Plano Safra (2012/13), recursos para a recuperação do solo e para a aquisição de um caminhão. É, também, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) que a cooperativa vem atingindo mais de 5 mil famílias e distribuindo leite para escolas de 15 municípios próximos e em toda a rede pública de Tupanciretã.