Ebserh assumirá o hospital regional

Diário de Santa Maria, 26/09/2014, Página 2, Pág. 2

Depois de falar com diversas fontes, a repórter Lizie Antonello confirmou que deve ser assinado, nos próximos dias, o termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Educação para a gestão do hospital regional em Santa Maria.

O ministro Henrique Paim tinha agenda marcada para hoje na cidade, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mas a data teve de ser adiada por compromissos de agenda dele. A nova data não foi confirmada, mas a expectativa é que ocorra ainda na semana que vem. A direção do Hospital Universitário (Husm), que já é administrado pela Ebserh, também confirmou o cancelamento da agenda com o ministro.

O termo já foi analisado pela Procuradoria Jurídica da UFSM. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, é um documento que antecede o convênio propriamente dito.

Há alguns meses, a secretaria negocia para que a Ebserh assuma a gestão do hospital regional. Mas isso deve ocorrer por meio da UFSM, já que a empresa só pode estabelecer vínculos com universidades. A negociação envolve o governo do Rio Grande do Sul, a UFSM, a Ebserh e o Ministério da Educação.

Na tarde de ontem, o reitor Paulo Burmann disse que desconhecia a agenda com o ministro. Sabia apenas de um contato da presidência da Ebserh na última segunda-feira para falar sobre o assunto, mas que nada teria sido definido.

Em linhas gerais, o acordo trata sobre a forma de implantação das atividades do hospital regional e o papel que cada órgão terá para o funcionamento do hospital, ainda sem data oficial para a abertura. É provável que aprovados no concurso da Ebserh para o Husm sejam convocados para trabalhar no hospital regional.

Comentários estão fechados.