Santa Cruz recebe espetáculo sobre a linguagem dos bebês no teatro

Portal Gaz, 14/10/2014

A circulação do espetáculo “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”, da Caixa do Elefante, convida para uma reflexão sobre a produção cultural para crianças pequenas e as possibilidades de performance artística para um público com idade inferior a três anos. O projeto, composto por apresentações do Cuco, peça inspirada no universo da primeira infância, e a palestra “Diálogos entre Pedagogia e teatro para bebês”, com o pedagogo Paulo Fochi, será realizado na cidade de Santa Cruz do Sul nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, na Sede da ADUNISC.

A programação ocorrerá em espaços acadêmicos promovendo um intercâmbio entre as Artes Cênicas e a Pedagogia nas seguintes instituições: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A turnê, financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), do Sistema Pró-Cultura RS, tem o apoio do Núcleo de Educação Básica (NEB) e do Mestrado em Educação, da Unisc; Projeto Provocações – Curso de Pedagogia, da Unisinos; e Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), pró-reitoria de Extensão e Centro de Educação: Cursos de Pedagogia e Artes Cênicas (Cal), da UFSM.

Cuco propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação, mesmo quando na condição de espectadores junto a seus pais. Dirigida por Mário de Ballentti, a montagem tem Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari no elenco, coordenação pedagógica de Paulo Fochi e trilha sonora de Marcelo Delacroix e Beto Chedid. A poética do espetáculo é motivada por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o jogo entre o “esconder e o revelar”, o cuco, um universo em que a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, transforma a manipulação de objetos do cotidiano em pequenas histórias.

O cuidado em proporcionar um ambiente de conforto e segurança se reflete no cenário – constituído de uma cama acolchoada, localizada no centro da sala e cercada por assentos para a acomodação dos pais e dos filhos. O formato arena da montagem possibilita um espaço de acolhimento e interação. Esta iniciativa foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Espetáculo infantil Cuco foi produzido pela Caixa do Elefante, que atua há 23 anos na área
Caixa do Elefante
Nos últimos 23 anos, a Caixa do Elefante, que conta com o patrocínio da Petrobras, vem dedicando-se à produção de espetáculos para crianças, sempre primando pela qualidade do texto, pela excelência na estética produzida e pela sofisticação das trilhas sonoras. Fruto disso, a companhia coleciona importantes prêmios no cenário gaúcho e brasileiro do Teatro Infantil.

PROGRAMAÇÃO EM SANTA CRUZ DO SUL
Dia 16 outubro, às 15 horas e às 19 horas – Espetáculo “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro”
Dia 17 outubro, às 10 horas e às 14 horas – Espetáculo “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro”
Dia 17 outubro, às 8 horas – Palestra “Diálogos entre Pedagogia e teatro para bebês” com o pedagogo Paulo Fochi, no Auditório Central da Unisc