Três locais diferentes, um endereço

Diário de Santa Maria, 07/11/2014, Geral, Pág. 8

Inep errou em locais de provas de candidatos em Santa Maria

Candidatos que realizarão o Enem em Santa Maria neste fim de semana devem ter atenção redobrada não só aos conteúdos cobrados, mas também aos locais de provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame em todo o Brasil, enviou cartões de inscrição para candidatos da cidade com endereços de locais de prova errados.

Conforme a coordenação local do Enem, os endereços informados foram os do campus da Universidade de Santa Maria (UFSM): Avenida Roraima, 1.000. O problema é que muitos candidatos farão as provas na antiga reitoria e no antigo Hospital Universitário, que ficam no centro de Santa Maria (confira no quadro os endereços corretos).

O erro foi percebido quando estudantes procuraram os prédios da UFSM para saber se realmente eram aqueles os locais da prova. Não foi informado quantas pessoas foram afetadas pelo problema. O “Diário” conversou ontem com alguns candidatos que afirmaram terem recebido telefonemas do instituto.

– O Inep pede para a gente acessar o site, que lá o endereço está correto – relata Rogério Souza, 51 anos.

No entanto, outros estudantes não conseguiram contato com o instituto e seguem em dúvida.

– Quando soube do erro, fiquei assustado porque é ruim isso acontecer em cima da hora. Ainda mais que não conheço bem a cidade. Mas já vi o endereço correto no site e vou ter que contar com a ajuda dos meus colegas – fala Jonatas Rampazzo, 20 anos, que é de David Canabarro e está em Santa Maria para estudar.

A reportagem tentou contato com a assessoria do Inep por quatro vezes, por e-mail e telefone. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Nota serve para programas

O Enem será aplicado neste fim de semana para mais de 8,7 milhões de brasileiros. Conforme o Ministério da Educação (MEC), mais de 23 mil pessoas farão as provas em Santa Maria. Além da importância de conferir o endereço do seu local de prova no site do Enem, é bom ir para a maratona de estudos sabendo outros detalhes (veja na página 9).

A nota no exame também é exigida para candidatos a outros programas e instituições privadas. Uma delas é acessar universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Há universidades que usam o Enem como único método de seleção, enquanto outras fazem uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. É o caso da UFSM, em que 20% da nota do vestibular é composta pelo exame. A previsão é que a UFSM adote integralmente o Sisu em 2015.