Silveira Martins quer cursos mais atrativos para campus da UFSM

Rádio Gaúcha SM Online, 06/11/2014

Pedido é por viabilizar Ciências Contábeis e Direito para a unidade do município

A prefeitura de Silveira Martins espera que a Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins, que é um campus da UFSM, possa ter cursos mais atrativos. O campus de Silveira Martins, criado em 2007, apresenta dificuldade em deslanchar como um grande número de evasão de alunos, que abandonam os cursos antes do término, e baixa procura por parte dos estudantes junto aos cursos existentes. A sugestão do prefeito da cidade, Rozimar Bolzan (PDT), que entregou documento à Reitoria da UFSM é que sejam criados cursos mais atrativos à unidade.

A ideia, do governo municipal, é que a Federal mantenha o curso de Administração. Além disso, é pedida a criação de mais duas graduações: Ciências Contábeis e Direito, ambos noturnos. Com esses novos cursos, a prefeitura de Silveira Martins espera que haja uma maior adesão ao campus da Federal no município da Quarta Colônia.

O vice-reitor da UFSM, Paulo Bayard, explica que o pedido está sendo estudado, mas a criação depende de uma sinalização do Ministério da Educação (MEC). A Federal teria de apresentar uma proposta que justificasse a criação desses novos cursos. A possível nova demanda exigiria aumento de quadro de pessoal e a viabilização de estrutura – como sala de aula e laboratórios.

No mês passado, foi concluído um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Federal. O documento aponta que a unidade terá de passar por reformulações. Entre elas são citadas, por exemplo, a possibilidade de transferência dos seis cursos da unidade descentralizada para o campus da UFSM.

Comentários estão fechados.