UFSM prepara criação de Agência de Inovação

Blog Claudemir Pereira, 09/11/2014. Online.

Por MAIQUEL ROSAURO

Uma dos maiores benefícios que a Feisma proporciona é a troca de experiência entre expositores, sejam eles empresários ou acadêmicos. No começo desta cobertura do sítio, alguns dos temas discutidos foram o “muro” que separa os projetos da UFSM de se tornar realidade em Santa Maria e a falta de empreendedores no município. Mas no que depender da universidade, estes dois problemas terão uma solução.

Está em desenvolvimento a criação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), que coordenará todas as atividades relacionadas com inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo da UFSM. A Agência surge da necessidade urgente da difusão de uma cultura empreendedora e de transferência de tecnologia internamente na universidade.

- Esta será a resposta da UFSM para a sociedade. A agência vem para destruir este “muro” que existe na parte de conhecimento e tecnologia entre UFSM e Santa Maria – explica o professor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) da UFSM, Tiago Marchesan.

Segundo Marchesan, na próxima reunião do Conselho Universitário (Consul), ainda neste mês, deverá trazer novidades em relação à criação da AGITTEC. Já entre os dias 24 e 28 de novembro, o NIT irá realizar no auditório do Centro de Tecnologia (CT) o 1º Salão da Inovação e do Empreendedorismo da UFSM. O evento visa reunir empresas, instituições, profissionais e estudantes comprometidos com o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia.

- Este será um evento diferenciado, com a presença de grandes nomes da tecnologia e da inovação. Já no primeiro dia haverá uma mesa redonda com Ricardo Felizzola, CEO da HT Micron; Cléber Prodanov, Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; e Jorge Audy, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS – antecipa Marchesan.

As inscrições para o Salão estão abertas até o dia 13 de novembro. Informações no site www.ufsm.br/sie2014.