Fóssil de 240 milhões de anos é encontrado no Interior do Rio Grande do Sul

Jornal do Comércio, 20/11/2014. Geral, online.

CAPPA UFSM/DIVULGAÇÃO/JC

Fóssil estava localizado na margem de um açude em uma propriedade particular

Uma equipe composta por pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou a descoberta de um fóssil de 240 milhões de anos (Período Tríassico Médio). O achado ocorreu no município de Dona Francisca, região Central do Estado. O fóssil estava localizado na margem de um açude em uma propriedade particular.

O espécime encontrado pertence ao grupo dos cinodontes, representados atualmente pelos mamíferos. Os cinodontes são conhecidos pelas semelhanças anatômicas com os cães e apresentavam tamanho médio, de aproximadamente 50 centímetros. Contudo, também existiram espécimes do tamanho de camundongos ou de até 1,5 metro de comprimento.

O fóssil será coletado e encaminhado para o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da UFSM em São João do Polêsine, onde será submetido à fase de preparação, que consiste na remoção do sedimento para estudar o espécime em detalhes. A existência do crânio permitirá comparações com um espécime coletado em 2009. Além disso, a ocorrência de um gênero africano em rochas gaúchas corrobora a existência da união de todas as massas continentais em um único supercontinente, conhecido como Pangeia.