Prazo para estudantes responderem ao questionário do Enade é prorrogado

Revista Gestão Universitária, 25/11/2014, Notícias, Online.

Quem não conseguiu responder as perguntas, deve acessar o sistema online até 29 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até 29 de novembro o período para resposta eletrônica ao questionário do estudante no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Quem não conseguiu responder as perguntas, deve acessar o sistema online do exame, usando o CPF, nome completo ou nome do curso.

O preenchimento é obrigatório e deve ser feito no ambiente virtual destinado ao universitário. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular junto ao Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que tenham prestado o exame.

Neste edição, a prova foi aplicada no último domingo (23). Foram inscritos 483.520 estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Exame

Criado em 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

Já o questionário do estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

Nesta edição, a prova foi aplicada no último domingo (23). Foram inscritos 483.520 estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório para os alunos. O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Agência Brasil