Rumo à abertura

Diário de Santa Maria, 12/12/2014, Política, Pág.6.

Um novo passo em direção à abertura do hospital regional foi dado ontem. O governo do Estado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinaram, no Palácio Piratini, o termo de cooperação técnica para viabilizar a abertura do regional.

O termo que concede a gestão à Ebserh, que deve ser publicado hoje no Diário Oficial do Estado, tem validade por cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. Mesmo tendo sido assinado às vésperas da troca de governo, o termo não prevê multa em caso de rompimento. A previsão de abertura do regional é março do ano que vem, assim que a obra for concluída (leia mais ao lado). Em 27 de novembro, foi dado novo aditivo de prazo de 90 dias para a entrega do prédio.

– O hospital regional integra um complexo com o Hospital Universitário, ambos 100% SUS. Contribuiu tanto para o atendimento em especialidades que temos necessidades quanto para a formação de profissionais que também necessitamos – disse a secretária de Saúde do Estado, Sandra Fagundes.

O hospital regional será referência no Estado para cirurgias de traumato-ortopedia e neurocirurgia em média e alta complexidade, além de oferecer atendimento nas quatro áreas da reabilitação e para queimados.

Segundo a secretária, o hospital ajudará a reduzir a fila por cirurgias em traumatologia que é o ponto de estrangulamento da saúde na região e no Estado. E deve amenizar a questão da superlotação do Husm, já que os pacientes, que hoje ocupam um leito à espera por cirurgia, poderão ser encaminhados ao regional.