UFSM analisará em janeiro futuro do campus de Silveira Martins

Rádio Gaúcha Santa Maria, 23/12/2014, Últimas Notícias, Online.

Reitoria avaliará a situação dos cursos existentes na unidade

Marcelo Martins

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dará início, no próximo mês, à análise quanto ao futuro dos seis cursos que funcionam na Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (Udessm). É cogitada, por exemplo, a possibilidade de transferência dos cursos da unidade descentralizada para o campus da UFSM em Camobi.

Recentemente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Federal, realizou um estudo e aponta que a unidade terá de passar por reformulações. As mudanças são necessárias em decorrência da unidade apresentar dificuldade em deslanchar.

Entre os apontamentos feitos pela FGV estão a transformação de um dos prédios em centro cultural. Os demais prédios seriam voltados para centros de pesquisa e também para pós-graduação.

Mudanças apenas em 2016

A unidade, criada em 2007, apresenta um grande número de evasão de alunos, que abandonam os cursos antes do término. Além disso, há baixa procura por parte dos estudantes e dificuldades de infraestrutura. A unidade não tem restaurante universitário nem casa do estudante.

Todas as mudanças, segundo o vice-reitor Paulo Bayard, podem ser colocadas em prática a partir de 2016. Porém, toda e qualquer alteração depende de avaliação e aprovação de colegiado da instituição.