Listão pode sair na próxima semana

Diário de Santa Maria, 06/01/2015, Geral, Pág. 10.

 

Liberação das notas do Enem deve ocorrer de 12 a 16 deste mês

O dia de ontem marcou a retomada dos trabalhos na Comissão Permanente do Vestibular (Coperves): começou a correção das provas de redação dos candidatos ao vestibular 2014 da UFSM. No total, 40 servidores são responsáveis por avaliar os textos daqueles que passaram pelo ponto de corte. Também ontem, foram aplicadas as provas do segundo dia do vestibular da UFRGS, que termina hoje.

O presidente da Coperves, Edgar Durante, diz que o trabalho de correção termina neste sábado. A partir disso, a expectativa é pela liberação dos nomes dos novos bixos. O Ministério da Educação (MEC) confirmou ontem que o resultado do Enem para as instituições de Ensino Superior será divulgado entre 12 e 16 deste mês. A Coperves pretende que o reitor da UFSM, Paulo Burmann, faça um intermédio com o MEC pedindo para que as notas sejam liberadas até o começo da próxima semana. As notas são necessárias para complementar o escore do vestibular da Federal. Pelo edital, a UFSM aguardará até 15 de janeiro as notas do exame. Caso elas não sejam liberadas até essa data, o listão sairá sem a nota do Enem.

– Já fizemos a leitura dos cartões das questões objetivas e aguardamos as notas das redações. Com isso, temos a média do vestibular dos candidatos, que corresponde aos 80% previstos no edital. No momento que as notas do Enem são liberadas, convertemos esse escore e temos a média dos 20% – explica Edgar Durante.

Sisu e Prouni

O MEC também divulgou ontem os períodos de inscrições de duas oportunidades de acesso ao Ensino Superior. Para se candidatar ao Sisu, os candidatos devem se inscrever de 19 a 22 deste mês. Já para o Prouni, as inscrições serão de 26 a 29 de janeiro (leia mais abaixo).

O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas a partir da nota do Enem. O campus da UFSM em Cachoeira do Sul ofertará vagas para esta edição. No segundo semestre deste ano, será aberto novo período de inscrições ao Sisu, quando 80% do total de vagas da UFSM serão ofertadas.

manuela.vasconcellos@diariosm.com.br

MANUELA VASCONCELLOS

Comentários estão fechados.