Instituições locais têm bom desempenho em mestrado

Diário de Santa Maria, 06/01/2015, Geral, Pág. 10.

As instituições gaúchas de ensino superior ocupam posições de destaque no país, em particular na pós-graduação. Os dados são do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2013, apurado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O Rio Grande do Sul tem três das 10 melhores universidades brasileiras com bons desempenhos em mestrado. A lista inclui as duas líderes nacionais: UFRGS e PUC. Essas instituições tiveram 56 e 44 cursos avaliados, respectivamente, e alcançaram nota 4,79, em uma escala de 1 a 5. A Universidade Federal de Santa Maria tem nota 4,13.

O estudo também avaliou os centros universitários, e novamente apontou três gaúchas entre as 10 melhores brasileiras: Unifra, Univates e La Salle. O bom desempenho do Estado se repete no campo do doutorado, também com três universidades entre as 10 melhores: UFRGS, PUC-RS e Unisinos.