Secretário irá visitar assentamentos e cooperativas da Região Central nesta semana

Easycoop, Cooperativismo em Revista, Notícias, 30/10/2012

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, estará, na próxima terça-feira (30), na Região Central, participando de atividades referentes ao Programa de Qualificação da Infraestrutura Básica e Produtiva dos Assentamentos, executado pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário (DDA) da Secretaria.

A primeira atividade será uma visita à Usina de Laticínios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), local de aprendizado e treinamento de alunos que, desde 1993, atua em conjunto com a Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra (Coperterra). O convênio proporciona o intercâmbio científico através do desenvolvimento de projetos, estudos e serviços integrados na industrialização de produtos lácteos oriundos do assentamento.

Na sequência, o secretário estará no município de Tupanciretã para visita à sede da Cooperterra, localizada no Assentamento Cachoeira/Tupã II, onde ocorrerá um ato celebrando a parceria entre a universidade, a cooperativa e o Governo do Estado, que através do Plano Safra Gaúcho liberou recursos para recuperação de solo e aquisição de um caminhão.

A última agenda se dará no município de Jóia, onde Pavan irá visitar a Cooperativa Agrícola de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços (Coopercampo), localizada no Assentamento Ceres. A cooperativa tem uma agroindústria de beneficiamento de feijão e teve incentivos do Governo do Estado através do Plano Safra para aquisição de um caminhão que irá ajudar no transporte do produto.

Programa de Qualificação da Infraestrutura Básica e Produtiva dos Assentamentos

O objetivo do projeto é qualificar a estrutura dos assentamentos, permitindo a permanência das famílias no campo com qualidade de vida e com a possibilidade de melhorar e diversificar as atividades agropecuárias. O trabalho busca, ainda, valorizar a produção de forma segura e agroecológica e fortalecer as cadeias produtivas de base familiar e cooperativa.

Neste contexto, a SDR através do DDA irá desenvolver diversas ações de infraestrutura, como a abertura de poços artesianos, construção de reservatórios, redes de distribuição, cisternas e abertura e recuperação de açudes; abertura, recuperação e manutenção de estradas internas e de acesso aos assentamentos, construção de pontes e pontilhões, complemento para a construção de casas nos assentamentos, extensão de redes elétricas via Programa Luz para Todos, e fomento à produção em atividades como leite, arroz, fruticultura e olericultura, entre outras.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 30/10/2012